ÍDOLO ALVINEGRO
Aniversariante, Gilberto Silva fala de recuperação, futuro, R10 e 'Bom Senso FC'
Zagueiro jogou pela última vez em julho e quer recuperar a forma antes do Mundial
Thiago de Castro - Superesportes
Publicação:07/10/2013 15:04
Atualização:07/10/2013 15:58
Gilberto Silva completa 37 anos nesta segunda-feira. Em tratamento de uma cirurgia no joelho direito, o zagueiro do Atlético conversou com o Superesportes sobre a sua recuperação, planos para 2014, a confiança em ter Ronaldinho Gaúcho em campo no Mundial e o "Bom Senso FC".
Confira:
Como está a recuperação?
Caminhando dentro do esperado na parte médica. Comecei a correr, inchou um pouco o local e deu uma atrasada na recuperação. Foi adotada uma nova postura mediante a situação para dar continuidade ao tratamento. Mas a expectativa é boa para, de repente, nas próximas duas semanas, voltar a treinar com o grupo.
Você chega aos 37 anos em alto nível, campeão da Libertadores e em um grande clube. Como você se preparou para isso?
Não sei se existe um segredo. É trabalho e cuidados durante toda a carreira. Imagino que a carreira da gente é uma maratona, mas de anos. Não adianta nos primeiros mil quilômetros dar o sprint final. Tem que dosar para terminar bem a maratona. Na carreira, penso que é ter cuidado, ser profissional ao máximo para render dentro de campo na parte física, técnica, e ter os cuidados necessários fora do clube. Uma coisa soma a outra. Pelo menos para mim funcionou dessa forma .
Seu contrato se encerra no fim de dezembro. Já faz para 2014?Ainda não. Estou vivendo um momento de cada vez. Muitas gente pergunta até quando eu vou jogar. Ainda não faço essa previsão. Penso no momento, dezembro, Mundial. Depois, meu contrato termina e é ver o que vai acontecer em relação ao clube, se renovo ou não. Isso é até uma questão mais em relação ao Atlético, mais deles. E aí é aguardar para ver o que vai acontecer para tomar as melhores escolhas. Mas enquanto isso, meu momento é recuperar bem, voltar o quanto antes e ajudar o Atlético, porque temos nosso objetivo nessa temporada.
Você conhece o Ronaldinho há bastante tempo. Ele vive o desafio de se recuperar e jogar o Mundial. Tem confiança de que vai dar certo?
Ronaldo é um guerreiro. Ele é muito importante e é a base fundamental do tratamento. Grande parte depende dele, lógico com auxílio dos profissionais que estão aqui. Acredito que ele vai se recuperar e ficar pronto para o Mundial. O departamento médico recebeu alguns atletas nos últimos dias. Mas acho que todos vão estar bem, à exceção de Richarlyson, que tem um problema mais grave.
Você está participando do movimento “Bom Senso FC”, que busca melhorias no futebol brasileiro. Como vê esse processo de união dos atletas?
Essa ideia surgiu com um bate-papo bem informal, mas muito pautado em relação ao estado de recuperação de cada atleta, ao calendário super apertado deste ano com a Copa das Confederações e mais apertado ainda de 2014. Começou e ganhou força para debater algumas questões do nosso futebol. Que as pessoas entendam que nós, jogadores de futebol, não queremos arrumar nenhuma briga. A gente quer, de certa forma, ter uma participação no que diz respeito ao que nós fazemos. Nunca fomos ouvidos nessa questão. E quem sabe como funciona, dentro de campo, o desgaste que exige, somos nós. Na verdade, é dar sugestões para um melhor consenso. Sabemos que para o próximo ano temos que abrir mão de algumas coisas do calendário. Mas a partir dessa discussão sadia, que os jogadores sejam ouvidos para que tenhamos um calendário melhor e um futebol melhor. O torcedor vai ganhar com isso também, o clube, com uma prevenção maior de lesão, e a consequência é o campeonato bem mais disputado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário