sexta-feira, 25 de outubro de 2013


Hermanos vão cantar de Galo
Seleção Argentina, do craque Messi, confirma que ficará no CT do Atlético durante a Copa do Mundo'2014. Estado tem sete centros de treinamento catalogados pela Fifa
Roger Dias - Estado de Minas
Publicação:
24/10/2013 08:22
(Arte de Marcelo Monteiro)
A Cidade do Galo será mesmo a casa de Messi e cia. na Copa do Mundo do ano que vem. O presidente do Atlético, Alexandre Kalil, esteve em Buenos Aires ontem com o presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA) e confirmou que a preparação da seleção de Alejandro Sabella será em Belo Horizonte. A informação havia sido veiculada oficiosamente pelo diário esportivo Olé na edição de terça-feira. Como a Argentina já se classificou de forma antecipada para a Copa do Mundo, dirigentes da AFA e o treinador devem viajar à capital mineira mais uma vez no mês que vem para observar a estrutura do CT alvinegro e acertar a data de chegada. A previsão é de que o grupo esteja em BH cerca de 20 dias antes do início do Mundial, que será aberto em 12 de junho.
A reunião que selou o acordo teve a presença de Kalil e Daniel Nepomuceno (vice-presidente do Galo), além de Júlio Grondona, Juan Carlos Crespi, secretário adjunto de Seleções Nacionais, e Carlos Bilardo, ex-técnico da Seleção Argentina e dirigente da AFA. Outras 14 seleções teriam demonstrado interesse em BH para se preparar para a Copa.
O Atlético terá uma boa compensação financeira, mas não divulgou os valores do contrato. Independentemente do local das partidas no Mundial, a Argentina deve ficar todo o período de disputa na Cidade do Galo. É um local estratégico, já que está próximo ao aeroporto de Confins e do Mineirão. Os argentinos estiveram também avaliando as estruturas da Toca da Raposa II.
Além de Belo Horizonte, os hermanos passaram pelos campos da Traffic, em Porto Feliz (SP). Mas foi Alejandro Sabella quem teve peso na escolha de Minas, porque guarda boas recordações do título da Copa da Libertadores de 2009 pelo Estudiantes, na decisão contra o Cruzeiro. O fato de ter sido eleito como o melhor CT do Brasil em 2010 por critérios da Universidade Federal de Viçosa também pesou na escolha. O local tem cinco campos (três oficiais), além de moderna estrutura de fisiologia e musculação e hotel cinco estrelas. Nas duas vezes que enfrentou o Brasil em Belo Horizonte, pelas Eliminatórias da Copa de 2006 e 2010, a Argentina optou por treinar somente no Mineirão.
Conforme o calendário do futebol brasileiro em 2014, o Galo terá de deixar seu CT no período do Mundial, inclusive as categorias de base, liberando toda a estrutura para os argentinos. Durante a Copa do Mundo, o Campeonato Brasileiro será paralisado e a equipe vai focar apenas as atividades de preparação e jogos-treinos.
SEDES Outras sedes de seleções devem ser definidas depois do sorteio dos grupos do Mundial, em 6 de dezembro, na Costa do Sauipe (BA). Em BH, somente a Toca estava catalogada pela Fifa como sede. Foram incluídos o Parque do Sabiá, em Uberlândia, o Estádio Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora, o Ipatingão, em Ipatinga, e a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. No novo catálogo da Fifa, que sai em novembro, o CT atleticano engrossará a lista.
Por meio de sua assessoria, o governador Antonio Anastasia afirmou que a decisão é motivo de orgulho para Minas Gerais. “A Seleção Argentina é uma das mais tradicionais do mundo e, certamente, uma das favoritas ao título de campeã mundial em 2014. Por isso, sua opção por se hospedar e treinar em Belo Horizonte revela a qualidade da infraestrutura mineira para receber grandes eventos e grandes equipes.” O secretário de Estado extraordinário da Copa, Tiago Lacerda, também festejou: “Será uma honra hospedar o melhor jogador do mundo (Messi) em nosso estado. Esperamos receber outras seleções, já que contamos com diversos centros de treinamento de alto nível”.
O grupo atleticano se entusiasmou com a confirmação da hospedagem argentina: “Não é à toa que foi eleito o melhor centro de treinamento do país. Todos vão ter uma boa hospedagem, sem dúvida. Mas é óbvio que vamos torcer para nossa seleção, que é o mais importante”, brinca o atacante Diego Tardelli.
PIERRE PRESERVADO
Com cansaço muscular, o volante Pierre foi poupado da atividade de ontem do Galo, mas deve atuar contra o Botafogo, sábado, às 18h30, no Maracanã. Réver continua o tratamento do edema no pé esquerdo e não tem previsão de volta. As novidades serão Marcos Rocha, Josué, Leandro Donizete, Tardelli, Luan e Alecsandro, livres de suspensão. Já o armador Ronaldinho Gaúcho repetiu as corridas em volta do campo, iniciadas na segunda-feira. Ele se recupera de ruptura no músculo adutor da coxa esquerda.

Nenhum comentário: