terça-feira, 22 de outubro de 2013

PLANEJAMENTO

Atlético resiste ao assédio europeu para manter base na disputa do Mundial
Clube vendeu apenas Bernard do seu time titular e conseguiu reposição "à altura"
Thiago de Castro - Superesportes
Publicação:
21/10/2013 18:35
Atualização:
21/10/2013 19:16
De Victor a Jô, o torcedor do Atlético sabe escalar o seu time titular faz um bom tempo. É sinal do trabalho de médio a longo prazo feito pelo clube e da manutenção da base mesmo após a conquista da Libertadores e o consequente assédio dos clubes do exterior, sobretudo europeus.
Visando ao Mundial de Clubes, o Galo resistiu à propostas por titulares e reservas para mudar o grupo apenas pontualmente e chegar forte no Marrocos. A venda de Bernard, para o Shakhtar, por 25 milhões de euros, foi considerada oportuna e possibilita que a saúde financeira alvinegra seja positiva.
“A receita dos clubes hoje propicia a possibilidade de manter um elenco por mais tempo. Mas também não podíamos perder a oportunidade de fazer uma venda como a do Bernard. É um valor que dá ao clube quase que um ano de receita. Tem que ter equilíbrio. Abrir mão quando pode e quando você achar que é um valor importante”, analisa o diretor de futebol, Eduardo Maluf, ao Superesportes.
Houve apenas uma alteração no time titular atleticano e a peça de reposição contratada para a ponta esquerda já se adaptou e tem recebido elogios. “Manter o grupo é excelente. A reposição do Fernandinho foi à altura do Bernard, que saiu. A venda do Bernard aconteceu porque foi um negócio que entendemos que era bom. A contratação do Fernandinho, entre os jogadores que tínhamos como alternativa, era a que planejávamos”, afirma Maluf.
Além das propostas por Bernard, o Atlético recebeu ofertas por outros jogadores que foram recusadas. “O presidente diz que não é vendedor e quer títulos. Não gosto de falar nomes para gerar especulação. Mas recusamos propostas por alguns jogadores. Cerca de quatro propostas que estavam na nossa mesa e entedemos que não era o melhor para o momento”, revela o dirigente.
Jogadores como o capitão Réver e o meia-atacante Guilherme já foram assediados por clubes europeus e o Galo não liberou. O atacante Jô também revelou que recebeu várias sondagens, principalmente após os títulos da Copa Libertadores e da Copa das Confederações, pela Seleção Brasileira.
Mudanças no grupo
O Atlético perdeu um titular e um reserva para o Mundial. Para a vaga de Bernard, chegou Fernandinho. Para a saída de Rafael Marques, Emerson foi contratado. O argentino Dátolo ainda compõe o grupo. Vale lembrar que eles necessitam de aprovação da Fifa para participar do torneio.
No ano passado, o Corinthians, campeão mundial contra o Chelsea, perdeu dois titulares. Leandro Castán (Roma) e Alex (Al Gharafa) foram vendidos.
O campeão de 2006, Internacional, chegou a perder quatro titulares e precisou se remontar até a final contra o Barcelona. Bolívar, Tinga, Jorge Wágner e Rafael Sóbis foram vendidos. Já o São Paulo, que triunfou em 2005 ante o Liverpool, perdeu o atacante Luizão entre o fim da Libertadores e o Mundial.

Nenhum comentário: