sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014


Galo x América: confronto centenário em busca de melhores posições no Mineiro
Tradicionais rivais de Minas se enfrentam neste domingo no Independência
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Rafael Arruda - Superesportes
Publicação:
22/02/2014 18:01
Atualização:
22/02/2014 18:49
Cem anos de história no gramado do Independência. Atlético e América escrevem neste domingo, a partir das 16h, novo capítulo de um dos mais tradicionais confrontos do futebol mineiro.
Para o Coelho, essa história começou em 15 de novembro de 1913, em um empate por 1 a 1. Já o Galo entende que nesse jogo o rival não atuou com o primeiro quadro (time de adultos) e considera 13 de maio de 1914 como a data do primeiro jogo entre as equipes. Vitória atleticana por 2 a 0.
Chamado de “Clássico das Multidões” no passado, Atlético x América fizeram jogos memoráveis, com craques inesquecíveis em campo, como Reinaldo e Jair Bala. Neste domingo, o craque Ronaldinho Gaúcho entra para a galeria. Pelo lado americano, o folclórico atacante Obina é a atração.
O Galo, recordista de títulos mineiros (41 conquistas), e o Coelho, único decacampeão (1916 a 1925), se enfrentam neste domingo em busca de melhores posições na edição deste ano do Estadual.
Ambos estão fora da zona de classificação às semifinais. Depois de seis jogos, o Atlético soma oito pontos, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. O América está mais distante do G4, mas com uma partida a menos. O time tem cinco pontos (um triunfo, dois empates e duas derrotas).
Escalações
O técnico Paulo Autuori, do Galo, não faz mistério. Depois de poupar os titulares na rodada passada, na goleada por 5 a 0 sobre a URT, visando ao jogo contra o Independiente Santa Fe, na quarta-feira que vem, pela Copa Libertadores da América, Autuori vai mandar força máxima a campo neste domingo. Os meias Ronaldinho Gaúcho e Dátolo, poupados do último treino preparatório, foram relacionados e jogam.
Já o América vai para o clássico recheado de “segredos”, pois Moacir Júnior só confirmará a equipe nos vestiários. A grande indecisão é na lateral esquerda, já que Gilson, com lesão na coxa, dificilmente jogará. O meia-atacante Henrique é o provável substituto. O atacante Wéverton e o zagueiro Renato Santos também podem ser novidades. O restante do time titular será formado pela base da partida anterior, contra o Minas Boca (derrota por 2 a 1).
De parceiros a rivais
O atacante Obina carrega, mais uma vez, a missão de liderar o Coelho em campo. Com três gols em cinco partidas, ele é, até o momento, o único integrante do elenco alviverde que balançou as redes no Campeonato Mineiro. No entanto, o jogador acredita que já na está hora de dividir tal responsabilidade com os outros colegas. “Sei que a pressão é maior para o meu lado, não fujo disso. Contudo, se meus companheiros tiverem a oportunidade, pode ser até melhor. Isso dará mais confiança a todo o grupo”, declarou.
Parceiro de Obina no Atlético em 2010, Diego Tardelli é uma das esperanças do Atlético. Ele espera que, desta vez, o agora rival não seja feliz. “Conheço o Obina desde a época do Flamengo, sempre tive um relacionamento muito próximo com ele, nossas esposas também. É um cara engraçado, matador mesmo. Em campo, leva sempre perigo. Tivemos a felicidade de jogar juntos. É um cara que admiro, tenho como amigão. Que seja feliz, mas depois do clássico”, disse Tardelli, que ainda busca o primeiro gol em 2014.
ATLÉTICO X AMÉRICA
ATLÉTICO
Victor; Marcos Rocha, Otamendi, Leonardo Silva e Dátolo; Pierre, Josué, Diego Tardelli, Ronaldinho Gaúcho e Fernandinho; Jô. Técnico: Paulo Autuori
AMÉRICA
Matheus; Marcelinho, Lula (Wéverton ou Renato Santos), César Lucena e Henrique (Gilson); Leandro Guerreiro, Marcelo Rosa, Andrei Girotto e Betinho; Willians e Obina. Técnico: Moacir Júnior
Motivo: Sétima rodada do Campeonato Mineiro
Data e hora: Domingo, 23 de fevereiro, às 16h
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Felipe Alan Costa de Oliveira

Nenhum comentário: