sábado, 15 de fevereiro de 2014

CLÁSSICO

Independência recebe grande duelo entre campeões da Libertadores e do Brasileiro
Atlético e Cruzeiro se enfrentam neste domingo, às 16h, pelo Campeonato Mineiro
Gustavo Andrade - Superesportes
Rafael Arruda - Superesportes
Publicação:
15/02/2014 20:00
Atualização:
15/02/2014 20:06
Protagonistas do futebol brasileiro na última temporada, Atlético e Cruzeiro fazem, neste domingo, o primeiro clássico mineiro de 2014. Às 16h, o Independência receberá o esperado duelo entre os campeões da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro. A partida será válida pela quinta rodada do Estadual.
Atual campeão do principal torneio interclubes do continente, o Atlético iniciou a temporada com resultados irregulares. No Campeonato Mineiro, a equipe ocupa a oitava colocação, com quatro pontos em 12 disputados. Depois de Paulo Autuori ser vaiado em derrota para o Tombense, no Independência, o Galo estreou com vitória na Libertadores, ao bater o Zamora, na Venezuela. Já o Cruzeiro vem de revés no primeiro jogo pela competição internacional.
Em partida marcada por insultos racistas a Tinga, o time celeste foi derrotado pelo Real Garcilaso, no Peru. Esse foi o primeiro revés do Cruzeiro em 2014. No Campeonato Mineiro, a equipe tenta retomar a liderança. Neste sábado, foi ultrapassada pelo Boa Esporte, único participante com 100% de aproveitamento.
Para reassumir a ponta da tabela no Estadual, o Cruzeiro terá de superar retrospecto negativo no Horto. Em três clássicos disputados no Independência desde a reconstrução do estádio, o Atlético sempre venceu. Desta vez, apenas torcedores alvinegros estarão presentes, já que a diretoria cruzeirense abriu mão dos ingressos a que teria direito. A decisão foi motivada por brigas entre torcedores celestes em clássico disputado no Independência em jogo válido pelo último Campeonato Brasileiro.
Estreia argentina no Galo
No Atlético, a grande novidade será a escalação do recém-contratado Nicolás Otamendi. Por conta da ausência de Réver, que está com o tornozelo inflamado, o argentino estreará com a camisa alvinegra justamente contra o Cruzeiro. Emprestado pelo Valencia, o zagueiro ficará na Cidade do Galo até junho, porém o vínculo pode ser prorrogado caso o clube avance às últimas duas fases da Copa Libertadores.
Otamendi, que também pode atuar como lateral, disse estar preparado para o jogo no Independência. “Eu gosto de jogar clássico, gosto de ganhar. Como falei, estou à disposição do treinador se ele precisar de mim”, resumiu o defensor, que formará dupla com Leonardo Silva.
Mesmo com o desgaste físico em decorrência da última viagem à Venezuela, Autuori confirmou que o Galo terá força máxima. O comandante alerta para a necessidade de ritmo de jogo aos atletas, ainda em início de temporada. “A pré-temporada está no Mineiro. É desta forma que as coisas têm que acontecer, com o time jogando e alcançando maior mobilidade”, comentou.
Dúvida no meio-campo celeste
Enquanto o rival tem escalação confirmada, o Cruzeiro segue com uma dúvida para o duelo. Com dores na coxa direita, Lucas Silva segue em tratamento e está entre os relacionados para a partida. Caso ele não possa jogar, o técnico Marcelo Oliveira tem três opções: Henrique, Rodrigo Souza ou Tinga.
O treinador cruzeirense destacou a intenção de utilizar a mesma base da estreia da Copa Libertadores, mas deixou a confirmação da equipe para os vestiários do Independência. A equipe segue desfalcada do centroavante Borges, com lesão muscular na coxa direita. Marcelo Moreno é o principal candidato a substituí-lo, como aconteceu na derrota para o Real Garcilaso.
“A ideia é força máxima (para o clássico). Se vou repetir o time, ainda não defini, depende de uma avaliação física. Foi uma viagem longa, um jogo duro. (Se for haver alterações) será em função do desgaste físico e um pouco de convicção, em relação ao jogo, à estratégia, ao adversário. Basicamente, não fugirá muito (do time titular)”, observou Marcelo Oliveira.
ATLÉTICO X CRUZEIRO
ATLÉTICO
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Otamendi e Dátolo; Pierre e Josué; Diego Tardelli, Ronaldinho Gaúcho e Fernandinho; Jô
Técnico: Paulo Autuori
CRUZEIRO
Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Lucas Silva (Rodrigo Souza, Henrique ou Tinga) e Souza; Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Dagoberto; Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira
Motivo: quinta rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Data: 16 de fevereiro (domingo), às 16h
Árbitro: Igor Junio Benevenuto
Assistentes: Janette Mara Arcanjo e Pablo Almeida Costa

Nenhum comentário: