sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Empenho recompensado

Seja qual for o esquema adotado pelo técnico Dorival Júnior 2013 contra o Funorte , ele vai utilizar o 4-4-2 2013, jovem armador Renan Oliveira é um dos titulares no meio-campo
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:29/01/2011 07:00
O técnico Dorival Júnior mostrou, na atual pré-temporada, a intenção de escalar o Atlético com uma formação bastante ofensiva, com dois volantes e um armador no meio e três homens à frente. Porém, como os jogadores ainda estão buscando a melhor forma física, sendo que alguns fazem trabalhos específicos, ele mudou de ideia e o Galo usará, ao menos no início do Campeonato Mineiro, o 4-4-2, testado no amistoso com o River Plate-URU, quarta-feira.
Independentemente da formação utilizada, quem mostrou estar com moral com o treinador é o armador Renan Oliveira, titular quando a equipe atuou no 4-3-3 e quando teve mais um jogador no meio-campo. Mesmo tendo concorrentes do nível de Diego Souza e Daniel Carvalho, um ainda trabalhando fisicamente e o outro se recuperando de cirurgia no ombro, ele não se intimida e tem procurado se empenhar nas atividades, para se garantir na equipe.
O jogador pretende mostrar que o ‘comandante’ tem razão ao escalá-lo – como fez desde que chegou ao clube, no fim de setembro –, diante do Funorte, amanhã, às 19h30, contra o Funorte, em Montes Claros, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro. “Sabemos que o adversário virá com tudo para ganhar da gente, que será um jogo complicado, até porque nos falta entrosamento e ritmo. Mas vamos a Montes Claros para buscar a vitória”, afirmou Renan Oliveira, que, entretanto, mantém a humildade: “Tenho procurado treinar forte, mas quem decide é o Dorival”.
Considerado uma das grandes revelações das categorias de base alvinegra nos últimos anos, o armador estreou na equipe profissional no primeiro semestre de 2008. Chegou a ter sequência como titular, mas não conseguiu se firmar e acabou emprestado ao Vitória, em maio passado. Também não conquistou espaço no time baiano e retornou a Belo Horizonte, onde, mesmo em baixa, foi requisitado por Dorival Júnior.
Ele correspondeu à confiança do treinador com boas atuações, sendo fundamental para a arrancada que o Galo deu na reta final do Campeonato Brasileiro, evitando a ameaça de rebaixamento. Agora, não pretende deixar o ritmo cair, qualquer que seja a formação escolhida. “Estou mais acostumado ao 4-4-2, no qual a marcação fica mais compacta. Mas, treinando, poderemos nos adaptar ao 4-3-3. O importante é todo mundo cumprir seu papel”, declarou Renan Oliveira. Amanhã, o jogador terá Ricardinho como companheiro de armação, ganhando mais liberdade para avançar. Já com Diego Souza, o posicionamento seria diferente. “O Diego Souza é mais de explosão e tenho de jogar um pouco mais recuado. Mas são dois grandes jogadores e não tenho preferência.”
ESTREANTES Ontem à tarde, Dorival Júnior comandou treino coletivo tático na Cidade do Galo e confirmou que a equipe para pegar o Funorte jogará com Renan Ribeiro; Rafael Cruz, Réver, Werley e Leandro; Richarlyson, Serginho, Renan Oliveira e Ricardinho; Diego Tardelli e Jóbson. Assim, dos 10 contratado, apenas Richarlyson e Jóbson começam como titulares.
Mesmo que já tenha dito que a pré-temporada alvinegra continuará nas primeiras rodadas do Mineiro, o treinador acredita que a torcida já verá amanhã uma equipe mais preparada que nos testes dos últimos dias. “Mantivemos a estrutura do ano passado, com poucas mudanças e esperamos uma condição um pouco melhor. Temos de começar bem a temporada”, argumentou.
O desfalque não só para o jogo de amanhã mas também para a próxima semana é o zagueiro reserva Lima, que sofreu estiramento na parte anterior da coxa esquerda. O mesmo ocorreu com o atacante Jheimy. Já Toró e Leonardo Silva, além dos citados Diego Souza e Daniel Carvalho, treinaram à parte com os preparadores físicos.

Nenhum comentário: