sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Atlético x América: O que está em jogo

Paulo Galvão - Estado de Minas
Roger Dias - Estado de Minas
Publicação:25/02/2011 08:02
Protagonistas do clássico mais antigo de Minas e um dos mais tradicionais do Brasil, Atlético e América voltam a medir forças domingo, às 16h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. Desta vez, aquele que já foi chamado “Clássico das Multidões” e por si só já chamaria a atenção reúne ingredientes capazes de torná-lo ainda mais saboroso para os admiradores do futebol. Confira alguns deles:
Liderança
O Galo aposta na eficiência do seu ataque para se manter na liderança. Até agora, o alvinegro balançou as redes adversárias nada menos do que 14 vezes em quatro partidas da competição. Mas o time terá pela frente justamente o adversário que pode tirá-lo do primeiro lugar: o embalado Coelho, dois pontos atrás e vindo de três vitórias consecutivas.
Invencibilidade
Única equipe com vitórias nas quatro rodadas do Estadual, incluindo a de 4 a 3 no clássico com o Cruzeiro, o alvinegro não pretende perder a condição de única entre as grandes do país com 100% de aproveitamento nos jogos oficiais em 2011. Só que o alviverde não está muito atrás: depois do 1 a 1 com o Uberaba na estreia, venceu os três jogos seguintes, um deles por goleada: 4 a 1 em cima do Ipatinga.
Afirmação
Um dos clubes que mais investiram em contratações para a temporada, o Atlético tenta mostrar que, desta vez, montou mesmo um grupo em condições de brigar por todos os títulos que disputar – além do Mineiro, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana –, depois de alguns anos decepcionando a massa. Um dos destaques entre os que chegaram, o volante Richarlyson, que cumpria suspensão na vitória sobre o Iape-MA, quarta-feira, pela Copa do Brasil, tem retorno garantido no domingo. De volta à elite nacional depois de 10 anos, o América busca mostrar que não subiu por acaso e ainda defende invencibilidade de quatro anos diante do rival. A última derrota foi em 18 de março de 2007, por 2 a 0, no Mineirão, gols de Tchô e Danilinho. Por outro lado, o jejum do Coelho diante do adversário em partidas oficiais é mais longo: desde 13 de maio de 2005, quando o atacante Washington definiu o triunfo por 1 a 0, também na Pampulha.
Tradição
Rivais desde o primeiro Campeonato Mineiro, há 96 anos, protagonizaram inúmeros jogos eletrizantes e decidiram vários estaduais. A primeira partida oficial, em 11 de julho de 1915, terminou 2 a 2, no antigo estádio do Prado Mineiro, hoje Academia Militar. Enquanto o Galo lidera a estatística de conquistas estaduais (40), o Coelho é o único com 10 títulos consecutivos (1916 a 1925). Em 381 jogos, foram 186 vitórias atleticanas, 101 americanas e 94 empates.
Artilharia
O confronto também reserva briga acirrada pela artilharia da competição. Principal trunfo do América, Fábio Júnior, que jamais foi o goleador do Estadual – apesar de ter defendido os três grandes –, lidera a lista atual, com cinco gols. Mas o trio Diego Tardelli (artilheiro em 2009, com 16), Magno Alves e Neto Berola vem logo atrás (quatro, cada), disposto a derrubar o camisa 1 Flávio, de 40 anos, o mais experiente jogador do Coelho.

Nenhum comentário: