sábado, 26 de fevereiro de 2011

Clássicos recentes apontam equilíbrio entre Atlético e América 25/02/2011 - 07h03


Mauro Fernandes ressalta que o Atlético tem grupo forte que oferece opções ao colega Dorival Júnior

CLÁSSICO DE DOMINGO VALE LIDERANÇA
Leonardo Silva pede respeito ao adversário e afirma que clássico é importante para os planos do clube

Atlético e América se enfrentaram três vezes no ano passado, mas não houve vencedor
Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Conhecido no passado por “clássico das multidões”, o duelo Atlético x América tem mostrado equilíbrio nos confrontos recentes. Os últimos quatros jogos oficiais entre os rivais, disputados entre as temporadas 2009 e 2010, terminaram sem vencedor. Historicamente, no entanto, o time alvinegro leva vantagem com 186 vitórias, contra 101 triunfos da equipe alviverde e 94 empates.
No próximo domingo, a dupla volta a se enfrentar, às 16h (horário de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro. O encontro vale a liderança isolada do Estadual.
A série de quatro empates nos confrontos recentes teve início na abertura do Mineiro 2009, quando Atlético e América não saíram do 0 a 0. Em 2010, novamente na estreia do Estadual, houve nova igualdade no confronto, mas dessa vez pelo placar de 1 a 1.
Ainda pelo Estadual 2010, os rivais encontraram-se nas quartas de final e fizeram duas partidas bastante equilibradas. O primeiro duelo terminou empatado por 3 a 3. No segundo e decisivo, outro empate, agora por 2 a 2. Por ter feito melhor campanha na fase classificatória, o Atlético se avançou às semifinais e no final conquistou o título estadual.
A última vitória do Atlético sobre o rival ocorreu no Mineiro 2007, por 2 a 0, ainda pela primeira fase da competição. Nesse ano o América foi rebaixado e disputou o Módulo II do Estadual em 2008. Em 2006 os atleticanos também venceram os americanos, por 1 a 0.
O América não vence o Atlético desde 2005. Nesse ano o time alviverde derrotou o tradicional adversário por 1 a 0, em confronto válido pela oitava rodada da primeira fase do Mineiro.
Nesta temporada, Atlético e América se enfrentarão mais vezes. Além do Campeonato
Mineiro, os rivais terão confrontos pelo Campeonato Brasileiro, uma vez que a equipe americana conquistou o acesso à primeira divisão no ano passado.
Para o clássico do próximo domingo, os americanos apontam o Atlético, comandado pelo técnico Dorival Júnior, como favorito a vencer o duelo em Sete Lagoas. O time alvinegro é o líder com 12 pontos (100% de aproveitamento), enquanto o América ocupa a vice-liderança com dez.
“É um time que já está bem entrosado e, para mim, é o favorito, apesar de ser um clássico”, observou o experiente goleiro Flávio, em entrevista veiculada pelo site oficial do América.
O técnico do América, Mauro Fernandes, lembrou que o Atlético foi um dos clubes que mais contrataram para a temporada 2011. “O Dorival, além de muito inteligente, tem um leque de opções para armar sua equipe”, afirmou o treinador.
No lado do Atlético, o discurso é de respeitar o adversário. “O Atlético vai entrar em campo respeitando o adversário, sabendo que vai encontrar dificuldades e que o jogo é muito importante para o planejamento traçado pelo clube”, observou o zagueiro Leonardo Silva, em entrevista a Rádio Globo Minas.
“É um jogo importante, um clássico, e em clássico você tem de entrar bastante ligado. É um jogo importante para a gente dar continuidade ao nosso planejamento, então é entrar ligado em campo e buscar a vitória”, acrescentou o zagueiro.

Nenhum comentário: