sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Líder, mas vulnerável

Depois de se apresentar mal no Maranhão, na vitória sobre o Iape, pela Copa do Brasil,por 3 a 2, preocupação alvinegra é com o número alto de gols que a defesa vem sofrendo
Publicação:25/02/2011 07:00
O Atlético tenta se concentrar apenas no clássico com o América, domingo, em Sete Lagoas, mas não está fácil. Afinal, quarta-feira a equipe terá de voltar a pensar na Copa do Brasil, pois fará o jogo de volta com o Iape-MA, em casa – no jogo de ida, venceu por 3 a 2. Para completar, o clube está prestes a perder um de seus principais astros, o armador Diego Souza, cujo destino deve ser mesmo o Vasco – no mês passado, o Galo já havia perdido Obina, artilheiro da equipe em 2010, com 27 gols.
Para o jogo com o Coelho, a preocupação maior é defensiva, uma vez que o time sofreu gols em todos os jogos que disputou na temporada – em cinco partidas oficiais, teve a rede balançada nove vezes –, ainda que tenha saído vencedor em todos eles. Mas pode ser que nem sempre seja assim e o adversário endureça o jogo. Ainda mais em se tratando de um clássico e contra uma equipe que tem o artilheiro do Estadual, o atacante Fábio Júnior, que já deixou sua marca cinco vezes.
Os jogadores atleticanos procuram minimizar o mau desempenho defensivo até o momento. O goleiro Renan Ribeiro, por exemplo, considera que sofrer gols faz parte do futebol. Ele prefere valorizar a boa fase do ataque, que já marcou 17 vezes em 2011. Eles também lembram que, se não fossem os equívocos da arbitragem, o Galo teria não só vencido com mais facilidade em São Luís, quarta-feira, como teria se classificado à segunda fase da Copa do Brasil sem a necessidade do jogo de volta. “O árbitro (Andrey Silva) e seus assistentes conseguiram complicar nos dois gols: no primeiro, foi falta no Renan Ribeiro; e no segundo, o bandeira deu impedimento, o juiz confirmou a marcação, depois um abaixou o braço e o outro validou o gol. Ainda tentamos fazer o quarto gol (que garantiria a classificação antecipada), mas não deu. De qualquer forma está bom, vencemos e agora é pensar no próximo compromisso”, declarou o zagueiro Werley.
Como os companheiros, ele procura tirar lições do jogo na capital maranhense e garante que o time estará mais concentrado, domingo. Afinal, a expectativa é de muita dificuldade. “Clássico é sempre complicado. A equipe do América é muito boa, subiu para a Série A do Brasileiro, tem grandes jogadores. Vai ser um grande jogo, mas estamos preparados. É procurar descansar para depois pensar no Coelho”, disse o defensor, que desembarcou no fim da tarde de ontem no aeroporto de Confins.
TOM DE DESPEDIDA No desembarque da delegação, um dos mais assediados foi justamente Diego Souza. O armador não ficou nem no banco em São Luís, por ordem do presidente Alexandre Kalil, que já acertou a transferência com a Traffic, empresa que detém 50% dos direitos. Falta apenas definir o pagamento do valor que caberá ao Vasco – o Atlético já deixou claro que só aceita receber à vista.
O jogador manteve a cautela, mas falou em tom de despedida. “Sou um jogador que precisa jogar e está surgindo essa oportunidade de defender o Vasco, mas não posso confirmar porque não tem nada resolvido”, disse o armador. “Só o presidente pode saber o que vai ocorrer, mas as coisas estão fluindo. Tenho essa oportunidade e vou pensar no que pode ser melhor para mim.”
Contratado em junho, depois de ser afastado pelo Palmeiras, Diego Souza nunca conseguiu colocar todo o seu potencial a serviço do Atlético. Em 35 jogos, marcou apenas cinco gols e nem de longe lembrou o atleta eleito o melhor do Brasileiro em 2009.
Este ano, ficou fora da relação dos dois primeiros jogos e foi reserva nos outros dois, além de ter sido cortado do banco, quarta-feira. “Minha pré-temporada foi forte, estou me sentindo bem, mas a equipe está estruturada, tem grandes jogadores e surgiu a possibilidade de sair. Vamos ver”, afirmou Diego Souza, por quem o Galo pagou 3 milhões de euros (cerca de R$ 6,9 milhões) por 50% dos direitos. O clássico entre Atlético e América terá como árbitro Joel Tolentino Damata Júnior. Os assistentes serão Guilherme Dias Camilo e Marconi Helbert Vieira.
Acompanhe também o Superesportes pelo Twitter

Nenhum comentário: