terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

No embalo da liderança

Com campanha irretocável no Estadual, Galo viaja animado para a estreia, amanhã, diante do Iape-MA
Ludymilla Sá - Estado de Minas
Publicação:22/02/2011 07:00
Das 22 edições da Copa do Brasil, o Atlético só ficou fora de uma, em 1993, quando se classificaram somente Cruzeiro e América, campeão e vice mineiro, respectivamente. É, ao lado do Vitória, o clube que mais vezes participou da competição, que reserva ao campeão vaga na Copa Libertadores do ano seguinte. Por outro lado, o alvinegro ainda luta pelo título inédito. Embalado pela liderança do Estadual, o Galo estreia contra o Iape-MA, no jogo de ida, amanhã, às 21h50, no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís.
Se vencer por mais de um gol de diferença, elimina o jogo de volta, na Arena do Jacaré, semana que vem. Isso, no entanto, não é a principal preocupação do técnico Dorival Júnior diante do desconhecido adversário. Atual campeão do torneio (à frente do Santos, bateu o Vitória na decisão do ano passado), ele adota a cautela ao falar do primeiro confronto. “Não vamos criar muita expectativa, porque muitas surpresas ocorrem neste tipo de competição. Sou bem realista em relação a isso. Vamos lá para alcançar o melhor resultado possível. Uma vitória já seria importante sim, independentemente do número de gols. Temos de ter consciência que do outro lado tem uma boa equipe, determinada, e que poderá criar dificuldades para o Atlético.”
Determinação, inclusive, é o único comportamento que Dorival Júnior pode esperar do adversário. Com o adiamento do início do Campeonato Maranhense, a comissão técnica do Galo obteve poucas informações do rival, reformulado no início do ano, por vídeos de três amistosos.
Ao contrário do treinador, o armador Ricardinho pretende eliminar o jogo de volta. “É uma nova etapa que se inicia, uma competição extremamente importante para nós e temos de nos preparar para iniciar bem. Independentemente de ser fora, temos de buscar desde o primeiro jogo o resultado que nos garanta a classificação.”
ESTREIA O confronto pode marcar a estreia do volante Toró com a camisa alvinegra. O jogador foi relacionado pela primeira vez pelo técnico e viajou com o grupo para São Luís ontem, no início da tarde. Recuperado de estiramento na panturrilha esquerda, o zagueiro Réver também embarcou e poderá formar dupla, pela primeira vez, com Leonardo Silva. Com isso, Lima ficou em Belo Horizonte, mesma situação do atacante Jóbson.
Já o volante Richarlyson será obrigado diante do time maranhense a cumprir a primeira de três suspensões aplicadas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por causa da expulsão diante do Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro de 2010,quando ainda defendia o São Paulo. Já os laterais Patric e Rafael Cruz continuam machucados.
O Atlético tentou no tapetão, em vão, livrar Richarlyson da punição. Passado o jogo de amanhã, o clube tentará converter o restante da pena em doação de cestas básicas ou serviços comunitários, para poder contar com o volante nos próximos jogos da competição nacional. Hoje, porém, o atleticano retorna ao banco dos réus. Ele será julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) pela expulsão contra o Tupi e pode pegar mais três partidas de suspensão. Foi denunciado no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – ato desleal ou inconveniente.
Sem Richarlyson amanhã, Dorival Júnior admite escalar Zé Luís e Serginho no meio-campo e deslocar o armador Jackson para a lateral direita, como fez no clássico contra o Cruzeiro. “É uma possibilidade, talvez a mais clara nesse momento.”

Nenhum comentário: