sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Atlético-MG x América-MG terá duelo de gerações


Encontro de Gerações (Foto: Gil Leonardi)
Renan Ribeiro, camisa 1 do Galo, tem apenas 20 anos. Já Flávio, goleiro do Coelho desde o ano de 2008, 40
Luiz Signor e Thiago Fernandes
Publicada em 25/02/2011 às 08:00
Belo Horizonte (MG)
O clássico do próximo domingo entre Atlético-MG e América-MG, válido pela quinta rodada do Campeonato Mineiro, será marcado pelo encontro de duas gerações. De um lado, Renan Ribeiro, goleiro do Galo, de apenas 20 anos. Do outro, o experiente Flávio, de 40 anos, e dono da camisa 1 do Coelho desde o ano de 2008.
Em 1991, quando Flávio disputava a sua primeira temporada como titular pelo CSA, de Alagoas, Renan Ribeiro sequer tinha completado um ano de vida.
Apesar da pouca idade, Renan Ribeiro vem se firmando cada vez mais na meta do Atlético. O camisa 30 é titular absoluto desde o fim da temporada passada e disputará o seu primeiro clássico diante do América.
Renan subiu para o elenco principal do Atlético no ano passado. Contudo, quando Luxemburgo era treinador do Alvinegro, o jovem não tinha oportunidades. Com a chegada de Dorival o arqueiro tornou-se titular.
No clássico, Renan terá a oportunidade de enfrentar Flávio, que, para o goleiro atleticano, é modelo a ser seguido no futebol.
– O Flávio é um espelho para qualquer jogador. Pela idade que tem, ele, sem dúvida, se cuidou durante toda a carreira. Além disso, teve dedicação, empenho e força de vontade, porque não é fácil chegar à essa idade ainda jogando. Quero poder repetir isso.
Chegar aos 40 anos e continuar tendo atuações que orgulham a sua torcida. Flávio, o espelho de Renan Ribeiro e camisa 1 americano, tem essa experiência.
Contratado em 2008, quando tinha 37 anos, Flávio já disputou 221 partidas pelo Coelho, sempre como titular. O segredo para alongevidade no gol americano e na carreira? O goleiro explicou qual é o seu diferencial.
– Nada na vida vem sem o trabalho. Tem de perseverar sempre. Procurar se aperfeiçoar todos os dias, pois a posição de goleiro requer muita dedicação. Trabalhar muito e manter a humildade. Esse é o segredo – acredita Flávio.
Profundo conhecedor do futebol, Flávio crê que o arqueiro atleticano tem plenas condições para alçar voos mais altos na carreira.
– Renan Ribeiro vem mostrando, desde o ano passado, que tem condições de ser titular no Atlético durante muito tempo. Apesar de ser jovem, ele tem uma qualidade que é essencial para um goleiro: a tranquilidade. Quero que ele mantenha essa determinação e essa humildade, pois ele tem condições de chegar à Seleção. Torço para que ele alcance esse objetivo – explicou o goleiro, que para Renan Ribeiro pode decidir o clássico ao seu lado.
– Nós podemos fazer a diferença neste clássico. Mas, para isso, precisamos contar com a ajuda de nossos companheiros. Sozinhos, não conseguiremos fazer nada em campo –disse Renan.
Bate-bola com Renan Ribeiro:
LANCE!NET: Como está a preparação?
Renan Ribeiro: Como todo clássico, a partida será decidida nos detalhes. Um erro pode ser fatal e acabar com todo o jogo. Por isso, me preparo muito, principalmente, o meu psicológico para entrar tranquilo em campo.
L!NET: Espera repetir as recentes atuações contra o América?
Renan Ribeiro: Se quero ir bem, ainda preciso ficar atento e me preparar psicologicamente para fazer um bom jogo contra o América.
L!NET: Como parar Fábio Júnior?
Renan Ribeiro: O Fábio Júnior é um excelente atacante. Mas o Atlético também tem ótimos jogadores lá na frente. Preciso ajudar a defesa no posicionamento.
Bate-bola com Flávio:
L!NET: O clássico deste domingo será o confronto do líder contra o vice-líder. Tem favorito?
Flávio: Clássico é clássico e não tem favorito. Mas hoje ele seria o Atlético. É um time muito entrosado, encorpado e com muita qualidade no ataque. Só que, às vezes, o favoritismo não é suficiente para chegar à vitória. Em clássico tudo pode acontecer e a nossa expectativa é de que nos seja um resultado favorável.
L!NET: O que esperar do Atlético?
Flávio: Sabemos da força do Atlético. Temos a consciência de que eles crescem com o apoio do torcedor e, por isso, não poderemos dar espaços durante o jogo. A marcação precisará ser perfeita.

Nenhum comentário: