sábado, 4 de dezembro de 2010

Garantir presença na Sul-Americana é a última missão do Galo em 2010



Jairo Campos volta ao lado de Cáceres



Dorival Júnior espera um bom encerramento de temporada no confronto com o São Paulo

Alvinegro pega o São Paulo, no Morumbi, para encerrar ano de forma positiva
Vicente Ribeiro - Superesportes
Publicação:04/12/2010 21:41
Depois de garantir a permanência na Série A do Brasileiro, o Atlético parte em busca da última meta no encerramento do ano. O Galo enfrenta o São Paulo, neste domingo, às 17h, no Morumbi, na rodada final do campeonato nacional, com objetivo de assegurar vaga na Copa Sul-Americana de 2011. Um empate basta ao Alvinegro para conquistar presença no torneio continental, que valerá ao campeão um lugar na Libertadores de 2012.
Mesmo precisando apenas do empate com o Tricolor, para atingir a última meta traçada nesta reta final de Brasileiro, o Atlético promete entrar em campo para vencer fora de casa. Seria o quarto triunfo consecutivo da equipe na competição nacional, igualando o recorde do Galo na temporada. Ainda sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo, no primeiro semestre, o Alvinegro ganhou quatro vezes seguidas: Sport (2 a 0), Ipatinga (3 a 2 e 2 a 0) e Santos (3 a 2).
Com 45 pontos e em 13º lugar na classificação, o Atlético pode subir duas posições no encerramento do Brasileiro. Se vencer, além de garantir a Sul-Americana, o Galo ficará na dependência de empate entre Vasco e Ceará, que se enfrentarão em São Januário, para assumir a 11ª posição. Em caso de derrota, para não correr risco de perder vaga na competição continental, o Alvinegro dependerá de tropeços de Flamengo e Avaí. Se terminar em 14º, os mineiros torcerão para que o Goiás não conquiste a edição deste ano – nesse caso Grêmio ou Botafogo entraria na Sul-Americana em 2011.
Desfalques na zaga
O técnico Dorival Júnior tem problemas para escalar o time. Ele perdeu, de uma só vez, três zagueiros para enfrentar o São Paulo. O capitão Réver cumprirá suspensão, enquanto Werley e o reserva imediato, Lima, estão com problemas físicos. Só restou ao treinador utilizar uma dupla que não firma parceria na defesa há quase três meses: o paraguaio Cáceres e o equatoriano Jairo Campos.
A última vez que Cáceres formou dupla titular com Jairo Campos foi na derrota por 3 a 2 para o Vitória, em 19 de setembro, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O paraguaio se mostrou confiança em boa atuação no encerramento da temporada, que não foi a esperada. “Não foi como a gente esperava. Queríamos lutar pelo título, mas ficamos na zona de rebaixamento e passamos desconforto. Tiramos um peso que carregávamos nas costas, pois o time não merecia estar nessa situação. Esperamos ganhar do São Paulo e conseguir vaga na Sul-Americana”, disse o zagueiro paraguaio.
O restante da equipe alvinegra não é mistério. Renan Ribeiro sentiu dor na região lombar durante a semana, mas treinou normalmente e garantiu presença no Morumbi. Já o meia-atacante Daniel Carvalho passou por cirurgia no ombro esquerdo e será desfalque por cerca de três meses. A partida deste domingo marcará a despedida de alguns jogadores que ficarão sem contrato e que poderão deixar o Atlético. Do time titular contra o São Paulo, o lateral-esquerdo Leandro é um dos que estão nessa situação.
São Paulo
Com 52 pontos e em nono lugar no Brasileiro, o São Paulo apenas cumprirá tabela contra o Galo. E o técnico Paulo César Carpegiani aproveitou para antecipar férias de alguns jogadores como Ricardo Oliveira, Fernandão, Dagoberto, Fernandinho e Miranda, que nem foram relacionados pelo treinador. Outro desfalque é o volante Richarlyson, suspenso e que se despediu do clube na última sexta-feira. Além dele, Alex Silva e Cléber Santa receberam o terceiro cartão amarelo.
O armador Jorge Wagner, que deverá se transferir para o futebol japonês, será deslocado para a lateral esquerda. A dupla de ataque deverá ser formada por Lucas Gaúcho e Marlos. Um dos poucos titulares confirmados são o goleiro Rogério Ceni e o lateral-direito Ilsinho, além do meia-atacante Lucas.
SÃO PAULO X ATLÉTICO
São Paulo
Rogério Ceni; Ilsinho, Xandão, Renato Silva e Jorge Wagner; Rodrigo Souto (Zé Vitor), Jean, Lucas e Carlinhos Paraíba; Lucas Gaúcho e Marlos
Técnico: Paulo César Carpegiani
Atlético
Renan Ribeiro; Rafael Cruz, Jairo Campos, Cáceres e Leandro; Zé Luís, Serginho, Diego Souza e Renan Ribeiro; Diego Tardelli e Obina
Técnico: Dorival Júnior
Local: Estádio Morumbi, em São Paulo (SP)
Data e horário: domingo, 5 de dezembro, às 17h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa (RJ) e Rodrigo Pereira Joia (RJ)
Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro

Nenhum comentário: