terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Com ele os problemas acabaram

Desde que conquistou a camisa 1, Renan Ribeiro garantiu tranquilidade à torcida e aos companheiros do Galo, que procura um jogador da posição, mas para completar o grupo
Eugênio Moreira - Estado de Minas
Publicação:27/12/2010 07:00
O torcedor do Atlético vai começar a temporada de 2011 livre de uma situação que o atormentou muito nos dois últimos anos: o dono da camisa 1. Tanto em 2009 quanto em 2010, a posição foi uma das maiores deficiências da equipe. Em ambas as temporadas, cinco goleiros se revezaram no gol alvinegro e apenas o último conseguiu se firmar, sem críticas e com o apoio incondicional da torcida.
Desde que conquistou a posição, na estreia do técnico Dorival Júnior, na derrota por 2 a 1 para o Grêmio, em 26 de setembro, na Arena do Jacaré, o jovem Renan Ribeiro, de 20 anos, passou tranquilidade não só aos torcedores, como também aos companheiros em campo. Uma chance para o garoto era reclamada pela imprensa e pela torcida havia muito tempo, mas o ex-treinador Vanderlei Luxemburgo relutou até o fim em aproveitá-lo.
Agora, Renan Ribeiro começará o ano ainda mais confiante e já com alguma experiência. Depois de ser lançado por Dorival Júnior, que recebeu orientação da diretoria para afastar Fábio Costa, a revelação da temporada ficou de fora apenas do segundo tempo do jogo contra o Goiás, devido a contusão. Em 18 jogos, sofreu 23 gols, média de 1,28.
Apesar da segurança que Renan Ribeiro passou a transmitir no gol atleticano, a diretoria busca um reforço para a posição. O nome mais próximo de acerto é o de Giovanni, que defendeu o rebaixado Prudente no Brasileiro e tem vínculo com o Marília até domingo. A partir dessa data sua contratação pode ser anunciada.
DISPENSAS Dos goleiros que terminaram o ano no Galo, Aranha já foi dispensado e assinou com o Santos, do técnico Adílson Batista. Outro que não deve permanecer é Fábio Costa, mas sua situação é mais complicada. Emprestado pelo Peixe até dezembro de 2011, para ser devolvido depende de acordo entre os clubes. O jogador foi cedido sem custos ao Atlético, com os santistas ainda arcando com parte dos salários. Desde que Dorival Júnior substituiu Vanderlei Luxemburgo, ele não mais foi aproveitado.
Além de um goleiro, o Atlético procura um lateral-esquerdo e um volante, que pode ser Rafael Carioca, de 21 anos. O Vasco não demonstrou interesse na renovação de contrato do atleta, mas Dorival Júnior gosta de seu futebol, tanto que o indicou ao clube carioca quando esteve por lá. O Grêmio, que o lançou em 2008, também teria interesse em recontratá-lo. Os direitos econômicos pertencem ao Spartak Moscou.
Depois de seis contratações, a diretoria terá, até a reapresentação do grupo, em 5 de janeiro, na Cidade do Galo, de tratar também da liberação de alguns nomes. O grupo termina 2010 com 35 jogadores e o técnico pretende iniciar o trabalho com 28, sem contar alguns ainda em idade júnior. Assim, vários devem deixar o clube. A temporada foi atípica porque, como o Galo disputou o Brasileiro Sub-23, no segundo semestre, contratou atletas para a competição.

Nenhum comentário: