sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Sem esvaziar o cofre

Mesmo sendo dos clubes que mais se reforçaram no fim de ano, Galo não quer comprometer as finanças. Portanto, alguns atletas vão sair
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:31/12/2010 07:00
O Atlético foi, entre os grandes clubes brasileiros, um dos que mais se reforçaram neste fim de ano, contratando jogadores valorizados, como os volantes Richarlyson e Toró e o atacante Jóbson. Isso, porém, não vai comprometer as finanças do clube, que tem se gabado de ser uma exceção no cenário nacional, marcado pelos atrasos de pagamentos.
Segundo o diretor de futebol Eduardo Maluf, a chegada de novos atletas vai gerar gasto extra de no máximo 5%. Mas, para isso, alguns jogadores deverão sair. Mesmo que a diretoria não fale em nomes, estariam deixando o clube os zagueiros Cáceres e Jairo Campos e o volante Edison Méndez. “Para manter a folha salarial no mesmo patamar atual alguns atletas de salários mais altos terão de nos deixar. Nossa intenção é não inflar os gastos”, declarou Maluf.
O clube já recebeu proposta do Olímpia-PAR por Cáceres, enquanto Jairo Campos poderia voltar ao Equador ou ir para algum clube europeu. Já Edison Méndez foi sondado por um clube do Catar e também teria o desejo de retornar ao futebol equatoriano.
“Se saírem dois zagueiros, vamos contratar um. Caso saia apenas um, manteremos o grupo”, observou Maluf. Questionado sobre a possibilidade de o Galo contratar Leonardo Silva, cujo vínculo com o Cruzeiro termina hoje e não será renovado, o dirigente saiu pela tangente. “Ele tem contrato com outro clube. Além disso, só vamos negociar se os zagueiros que estão aqui saírem.” Quem também deve deixar o alvinegro, contribuindo para a política de não aumentar os gastos, é o goleiro Fábio Costa. O clube, que não renovou o contrato de Aranha, anunciou o acerto com outro atleta da posição, que seria Giovanni, do Prudente, tornando a permanência do experiente atleta pouco provável.
“A princípio fica o goleiro que vem, o Renan Ribeiro e o Fábio Costa. Mas este tem um salário muito alto para estar entre os três. Vamos conversar com ele e definir, mas só depois da reapresentação (quarta-feira)”, disse Maluf, que fez questão de enaltecer a postura do goleiro. “Ele é um profissional que cumpriu e cumpre tudo à risca aqui. Quando chegar a apresentação, vamos definir o seu futuro.”
Fábio Costa foi contratado pelo Atlético no meio do ano, logo no início da pausa do Campeonato Brasileiro para a Copa do Mundo da África do Sul, por indicação do técnico Vanderlei Luxemburgo. Na equipe mineira, o jogador não conseguiu se firmar e acabou se tornando o terceiro goleiro do grupo com a chegada de Dorival Júnior.
De volta Outras situações que serão resolvidas a partir da próxima semana são as dos jogadores que estão retornando de empréstimo, como o zagueiro Welton Felipe, que estava no Atlético-GO, o volante Giovanni e o atacante Cristiano, que estavam no Náutico, além de Raphael Aguiar, cedido ao Macaé. Eles podem ter o mesmo destino do goleiro Bruno, que jogou a Série B pelo Náutico e foi para a Ponte Preta, e do lateral Marcos Rocha, que permanecerá no América.

Nenhum comentário: