terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Sem falar a mesma língua

Eugênio Moreira - Estado de Minas
Publicação:26/12/2010 11:10
Atualização:26/12/2010 12:32
O Atlético terminou a temporada com três jogadores estrangeiros de destaque no grupo e agora tem a possibilidade de não contar com nenhum deles para 2011. Os zagueiros Cáceres e Jairo Campos e o volante Edison Méndez já manifestaram a vontade de deixar o clube no início do ano. Mas, como têm contrato em vigor, a diretoria já adianta que não os libera facilmente.
Por trás do desejo de deixar o Galo, nos três casos, está o pouco aproveitamento nesta temporada, apesar de terem chegado como grandes contratações. Nenhum deles foi titular com o técnico Dorival Júnior e agora apostam numa transferência para voltar a jogar com regularidade e ser convocados pelas seleções de seus países para a Copa América, em julho, na Argentina.
O equatoriano Jairo Campos, de 26 anos, foi quem mais jogou do trio de gringos este ano (44 vezes) e o único a fazer gol (na derrota por 3 a 1 para o Cruzeiro, pela primeira fase do Campeonato Mineiro, em 20 de março). Teve a contratação anunciada em dezembro do ano passado e o contrato com o clube vai até o fim de 2011. “A ideia é deixar o Atlético, pois acabaram as chances por lá. Nos últimos dois meses já não jogava mais e, como o atual treinador permanecerá, a ideia é sair, pois preciso jogar”, afirma o atleta, que estaria na lista de reforços do Paris Saint-Germain.
O paraguaio Cáceres, de 31 anos, retornou ao clube que defendeu em 2005, quando o Galo foi rebaixado à Série B do Brasileiro e ele preferiu sair. Neste ano, disputou 26 partidas. Insatisfeito com o pouco aproveitamento no Boca Juniors, chegou em fevereiro, com contrato de dois anos. O Atlético pagou por 25% de seus direitos econômicos e um grupo de investidores por outros 25% – os valores não foram divulgados. Olimpia e Libertad, ambos do Paraguai, têm interesse no jogador, que participou da Copa do Mundo da África do Sul.
Retorno à pátria
A situação mais crítica é a de outro equatoriano, Edison Méndez, também de 31 anos. Sua contratação foi anunciada em março e, segundo a imprensa de seu país, valeu US$ 400 mil para a LDU e US$ 270 mil para o atleta. Ele se apresentou em julho e, devido a contusão, estreou apenas no fim de agosto. Tem contrato até julho de 2012, com opção de renovação por mais um ano. Depois de disputar apenas 12 partidas, Méndez deseja retornar à LDU. “Há muita possibilidade de voltar, ainda mais da minha parte. O Atlético ainda não me deu liberação para sair, mas, considerando que não me levaram em conta nos últimos seis meses, vai ser mais fácil.”
Curiosamente, os três só atuaram juntos em três partidas pela Copa Sul-Americana e não venceram nenhuma: 0 x 1 Independiente Santa Fé, em Bogotá, em 20 de outubro; 1 x 1 Palmeiras, na Arena do Jacaré, em 27 de outubro; e 0 x 2 Palmeiras, no Pacaembu, em 10 de novembro.

Nenhum comentário: