
SEM PRESSA DE CONTRATAR
Cuca espera reforços no Cruzeiro, mas conta com a base formada pelo clube nos últimos três anos

Toró, ex-Flamengo, está entre os cinco reforços já confirmados pela diretoria do Atlético para 2011

RIVAIS ADOTAM RITMOS DIFERENTES
Diretoria do Cruzeiro negociou com Rafael Moura, do Goiás, mas não houve acordo entre as partes

Ex-são-paulino Richarlyson é um dos principais reforços do Atlético até o momento
Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Depois de uma campanha desastrosa no Brasileirão, o Atlético-MG movimenta o mercado de contratações do futebol mineiro e contrasta com o ritmo lento adotado pelo arquirrival neste período que antecede o Natal. Enquanto a diretoria alvinegra anunciou cinco contratações para 2011, o Cruzeiro ainda não reforçou o grupo para o próximo ano e utiliza fórmula parecida com a do final de 2009.
Em dezembro do ano passado, o Cruzeiro contava com apenas duas novidades para a temporada seguinte. O atacante Anderson Lessa foi incorporado ao elenco, após ter parte dos direitos adquiridos pelo clube mineiro em negociação envolvendo Carlinhos Bala com o Náutico. Já o meia Pedro Ken foi contratado junto ao Coritiba antes mesmo do enceramento do Campeonato Brasileiro.
Os dois jogadores foram os únicos que chegaram à Toca da Raposa II até o início das competições de 2010. Na ocasião, a diretoria cruzeirense se apoiava na garantia de permanência de todos os seus titulares, que haviam renovado contratos. Em fevereiro, o clube anunciou a chegada do meia Roger como terceiro reforço para a disputa da Copa Libertadores.
Desta vez, os dirigentes admitem que a contratação de um centroavante é a prioridade e defender a manutenção da base, principalmente de jogadores que atuam juntos há três temporadas. O técnico Cuca disse, no entanto, que espera contar com alguns caras novas em 2011, quando o time celeste disputará a Libertadores pelo quarto ano seguido. Enquanto o arquirrival anuncia a chegada de jogadores, o gerente de futebol do Cruzeiro, Valdir Barbosa, rebate com a diferença de campanhas entre os dois clubes no último Campeonato Brasileiro.
“Em curtas palavras, o Atlético brigou desesperadamente para não cair para a segunda divisão e o Cruzeiro por pouco não foi campeão brasileiro”, disse o dirigente, em entrevista a Band Minas. “Aí está a diferença. Temos que fazer um ou dois ajustes para tentar buscar uma Copa Libertadores, um Campeonato Mineiro. O Atlético é diferente. Eles têm que fazer uma série de mudanças, como estão fazendo”, acrescentou.
Depois de conquistar o Campeonato Mineiro, o Atlético fez campanha ruim no Brasileirão e escapou do rebaixamento à Série somente na penúltima rodada. O Cruzeiro, ao contrário, brigou pelo título até o final, mas terminou como vice-campeão, com um ponto atrás do campeão Fluminense.
Sempre através do twitter, o presidente atleticano Alexandre Kalil anunciou cinco contratações para a temporada 2011. Já chegaram ao clube o lateral-direito Patric, os volantes Toró e Richarlyson, o meia-atacante Wesley e o atacante Magno Alves.
Há ainda a expectativa de que a diretoria do Atlético entre em acordo com os dirigentes do Botafogo para confirmar a contratação de Jobson. O atacante já esteve em Belo Horizonte para realizar exames médicos e pode ser o sexto reforço atleticano antes do Natal.
No mesmo período em 2009, a diretoria do Atlético havia anunciado apenas a contratação do lateral-esquerdo Leandro, que estava no Vitória, além da chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo. Em janeiro, outros seis jogadores foram contratados.
A rapidez nas contratações para 2011 surpreendeu o treinador Dorival Júnior. “Conversamos com o Dorival e ele disse: Maluf, saí e deixei oito nomes e pensei que a gente talvez não conseguisse ter todo mundo na pré-temporada. E com dez dias vocês contrataram 80% de tudo aquilo que eu queria”, disse o diretor de futebol do Atlético, Eduardo Maluf, em entrevista à Rádio Globo.
A diretoria do Cruzeiro admitiu negociações com o atacante Rafael Moura, destaque do Goiás nesta temporada, e o meia-atacante Caio, que estava no Avaí e é amigo de Cuca. Porém, as partes não chegaram a um acordo e o clube mineiro permanece sem novidades até o momento.
América em etapas
Depois de garantir o retorno à elite do futebol brasileiro depois nove anos, o América-MG estabeleceu etapas para reformular o elenco para a disputa das competições de 2011. A primeira contratação deve ser a do atacante Daniel Lovinho, que defendeu a Ponte Preta na Série B em 2010 e pertence ao Palmeiras.
“Traremos mais três ou quatro atletas para o (Campeonato) Mineiro, na qual serão avaliados e, a partir daí, é que definiremos o grupo para disputar o Brasileiro. Vale destacar que é no meio-campo que precisamos de mais jogadores, já que alguns que atuaram nessa função já foram liberados. Esse é o planejamento inicial, mas nada impede que mude algo”, observou Marcus Salum, integrante do Conselho Administrativo do clube.
A diretoria americana acertou a permanência do técnico Mauro Fernandes, que comandou o time no acesso à elite do futebol brasileiro, renovou contrato de jogadores como o atacante Fábio Júnior e os zagueiros Micão, Gabriel e Preto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário