sexta-feira, 25 de junho de 2010

Grupo se condiciona para reação rápida

Paulo Galvão - Estado de Minas

ublicação:

17/06/2010 07:00

O Atlético vai, aos poucos, intensificando os trabalhos em sua intertemporada. Ontem à tarde, por exemplo, os jogadores começaram a fazer treinos técnicos na Cidade do Galo, sendo que pela manhã houve atividade física. Tudo para que todos estejam bem condicionados na retomada do Campeonato Brasileiro, em meados de julho, quando o Galo tentará reagir no torneio, no qual ocupa a zona de rebaixamento depois de cinco derrotas em sete jogos.
Para que isso ocorra, a comissão técnica tem tomado algumas precauções, como dosar a carga de trabalho. E também lançado mão de artimanhas para que os atletas se dediquem inclusive aos treinos físicos, aos quais são normalmente avessos, mas que são fundamentais para que suportem o ritmo forte até o fim da temporada.
Para que ninguém reclame, o preparador físico Antônio Mello costuma colocar em ação aquilo de que eles mais gostam, a bola. Segundo ele, a estratégia permite que façam atividades de até uma hora de duração, de forte intensidade, sem reclamações.
Independentemente de qual tipo de treino está programado, os atleticanos garantem que se dedicarão bastante. “São 30 dias importantes para treinar, melhorar a parte física e corrigir os erros que a gente vem cometendo”, afirma o volante Zé Luís, para quem a recuperação alvinegra tem de ocorrer tão logo o Brasileiro seja retomado. “Não podemos ficar adiando.”
Para que a equipe reaja, um dos principais setores a ser trabalhado é a defesa, vazada em todos os jogos no Nacional. A principal preocupação é com o jogo aéreo, um dos pontos mais críticos até o momento.
Para Zé Luís, o problema é de toda a equipe. “Não é a defesa que está falhando, é o coletivo. Os gols de bola parada, por exemplo, são culpa de todos”, diz ele, lembrando que os atacantes são importantes para ajudar a evitar o risco aéreo.
O mesmo ocorre com o meio-campo, segundo o defensor, que chegou a ser o único jogador com característica de marcação a ser escalado depois da saída de atletas como Jonílson e Carlos Alberto. Por isso, ele comemora que Serginho, recuperado da segunda cirurgia no joelho, tenha voltado aos treinos com o grupo.
Ele também elogia o jovem Rafael Jataí, que nas últimas partidas antes da parada para a Copa do Mundo da África do Sul, teve o papel de segurar os armadores adversários. “É um jogador que marca forte e tem treinado bem. A gente conversa com ele para fazer no jogo o que ele faz nos treinos. Ele foi bem contra o Grêmio e contra o Ceará. É um jogador de muita qualidade e pode evoluir e nos ajudar bastante.”
NOVA BAIXA Se não vem podendo contar com o atacante Diego Tardelli, que passará a semana tratando de um edema na coxa direita, o técnico Vanderlei Luxemburgo perdeu também o lateral-direito Diego Macedo. Durante treino técnico de ontem, o jogador reclamou dor no tornozelo direito, que, segundo o médico Otaviano Oliveira Júnior, é fruto de entorse leve, sendo imediatamente encaminhado para tratamento.
Contratado do Bragantino em maio, o lateral atuou nas quatro últimas partidas do Galo. Foi titular em duas, inclusive atuando no meio-campo em uma delas.

Nenhum comentário: