sábado, 26 de junho de 2010

Para goleiro novato, cobranças no Atlético-MG não acabam durante a Copa 22/06/2010 - 13h26

Experiente Fabio Costa disse que pressão sobre o grupo de jogadores só diminuirá com vitórias
Gustavo Andrade
Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, em função da campanha ruim nas sete primeiras rodadas, o Atlético-MG terá de conviver, segundo o goleiro Fábio Costa, novato no clube mineiro, com as cobranças durante o período da Copa do Mundo da África do Sul que antecede a retomada da competição nacional.
Isso porque até lá, o time alvinegro não disputará jogos oficiais e o arqueiro avalia que apenas bons resultados em campo poderão acabar com a pressão sobre o grupo. No retorno do Campeonato Brasileiro, o Atlético enfrentará o “xará” Atlético-GO, em 15 de julho, às 21h (horário de Brasília), provavelmente na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
“O que melhora o ambiente é vitória. Uma coisa está totalmente ligada à outra. Não ache que as coisas vão melhorar sem cobrança, sem exigência, porque não é assim que funciona no futebol. O caminho mais curto para sair de um momento difícil e melhorar o ambiente é ganhar. Quando se ganha, há uma margem para errar, para trabalhar. É isso que traz conforto e tranquilidade”, afirmou Fábio Costa.
“Mas isso tudo não vem sem trabalho e muita cobrança. Nós jogadores temos de entender que vamos ser cobrados e temos de estar com a cabeça no lugar para dar a resposta dentro de campo, não é ficando chateado. É dentro de campo jogando bola”, acrescentou o goleiro.
Em meio à pressão causada pela soma de apenas seis pontos de 21 possíveis no Brasileirão, a defesa é o setor mais criticado do time alvinegro. Com 16 gols sofridos, o Atlético é o mais vazado entre os 20 participantes do torneio nacional.
Para o goleiro contratado durante o período de paralisação do Brasileiro, as dificuldades defensivas não podem ser atribuídas apenas aos jogadores do setor. “É complicado falar, porque temos de analisar o futebol de uma forma mais ampla. É um conjunto de coisas, o time não rendeu, não conseguiu marcar, não conseguiu se impor perante o adversário e isso acaba expondo a defesa, o que é natural”, avaliou.
Ex-jogador do Santos, Fábio Costa utiliza o exemplo do time paulista para “absolver” a defesa do Atlético. “O Santos é uma equipe que todo mundo fala da sua qualidade ofensiva, mas que tem problemas, teoricamente, defensivos. Eu não vejo dessa forma. O Santos tem uma defesa muito exposta pelo time ofensivo”, observou.
“O Atlético, talvez, não tenha conseguido esse equilíbrio, de conciliar um ataque que começa a marcação lá na frente para facilitar o trabalho dos zagueiros lá atrás. Vamos ter 25 dias para trabalhar isso. Acho que é mais uma questão de postura dos atletas do que problema tático”, acrescentou o arqueiro.

Nenhum comentário: