sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Torcedores criam movimento para mapear erros de arbitragem em jogos do Atlético-MG 30/09/2011 - 07h02


Movimento dos torcedores surgiu a partir de troca de ideias entre atleticanos no microblog twitter

Um grupo de torcedores do Atlético-MG lançam em breve o site De Olho no Apito
Bernardo Lacerda
Em Belo Horizonte
Torcedores do Atlético-MG decidiram criar um movimento nas redes sociais para fiscalizar a arbitragem nos jogos do time alvinegro durante o Campeonato Brasileiro. O grupo lançará em breve um site, denominado De Olho no Apito, que promete acompanhar de perto a performance dos juízes.
Depois da derrota para o Internacional por 2 a 1, no domingo passado, em Porto Alegre, a diretoria do Atlético e o técnico Cuca criticaram a atuação do árbitro Péricles Bassols Cortez e afirmaram que o clube mineiro tem sido prejudicado pela arbitragem no Brasileirão. O tema ganhou destaque no site oficial do Atlético.
Preocupados com o comportamento dos árbitros, torcedores decidiram, depois de trocas de mensagens no microblog twitter, colocar em prática a ideia de criar um site. A partir do jogo com o Ceará, no próximo domingo, às 16h, na Arena do Jacaré, um grupo de amigos passará a montar vídeos com possíveis erros da arbitragem e divulgará nas redes sociais.
De acordo com André Luiz Mendonça, de 31 anos, um dos integrantes do movimento De Olho no Apito, o objetivo é tentar evitar que a arbitragem cometa tantos erros contra o Atlético “[A intenção é] chamar a atenção de todos sobre os erros da arbitragem, hoje especialmente em relação ao Atlético, a partir da conclusão do site Placar Real, segundo o qual o CAM é o segundo maior prejudicado pela arbitragem”, explicou ao UOL Esporte.
A meta é que a iniciativa seja seguida por torcedores de outros clubes. “Na sequência, que o movimento seja adotado por outras torcidas que também se sintam tão prejudicadas quanto nós, visando, assim, fazer com que a comissão de arbitragem prepare melhor os integrantes de seus quadros, e aos árbitros e assistentes que vejam que suas atuações podem até passar despercebidas pela imprensa, mas não pela torcida, que está de olho”, disse André.
O grupo de torcedores, que utilizará o twitter, facebook, blogs e sites atleticanos para divulgar o material reunido em vídeo, recolherá análise de comentaristas de arbitragens de canais de televisão para embasar as críticas aos árbitros. “Serão ranqueados os juízes mais isentos”, afirmou André.
Sem poder para tentar “vetar” árbitros, o De Olho no Apito colocará o material recolhido à disposição da diretoria do Atlético para possíveis protestos junto à CBF (Confederação Brasileira de Futebol). “Se a diretoria quiser, poderá utilizar o material para tentar vetar determinado juiz, mas ressaltando que não temos nenhum vínculo com a diretoria do Atlético”, ressaltou André.
Participam do grupo os torcedores Cristiano, Zeca, Couttinho, Rodrigo, Denis, Fael, Lucas, Lindson, Cojak, André, Roberto, Fred, além de sites e blogs de torcedores do clube mineiro.
O Atlético luta contra o rebaixamento para a Série B. O time minero ocupa o 17ª lugar, com 25 pontos, e abre a zona de descenso. Sem vencer há três rodadas, a equipe comandado por Cuca tenta reagir diante do Ceará.

Nenhum comentário: