segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Minas em queda: analistas tentam decifrar grave crise dos clubes de BH 26/09/2011 13h53 - Atualizado em 26/09/2011 14h46


Naldo, em meio à comemoração de um gol do Flu
(Foto: Douglas Magno / Photocamera)

Cuca quebra a cabeça para tirar o Galo do Z-4
(Foto: Pedro Vilela / Agência Estado)

Neneca comanda uma das defesas mais vazadas
(Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)

Comentaristas analisam situação dos mineiros (Foto: Globoesporte.com)
Lédio Camona, Ruy Carlos Ostermann, Mário Marra e Tostão falam da derrocada de América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro no Campeonato Brasileiro
Por Rodrigo Fuscaldi e Tarcísio Badaró
Belo Horizonte
“Se soubesse o que há de errado, já teria promovido as mudanças”. Esse é o discurso usado por muitos treinadores e dirigentes para se defenderem em meio às crises. Com a terrível campanha dos times mineiros no atual Campeonato Brasileiro, esse discurso já foi bastante ouvido em Belo Horizonte. Para piorar, apenas o trabalho, palavra mais usada para quando se fala em recuperação, não é suficiente.
Na rodada do fim de semana, o trio mineiro foi derrotado. O Coelho perdeu para o Flamengo, de virada, por 2 a 1, no Engenhão. O Galo também levou de 2 a 1, para o Internacional, no Beira-Rio. Por fim, o Cruzeiro não suportou o líder Vasco e levou 3a 0, em plena Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
A situação é alarmante. O América-MG, há 14 rodadas na lanterna do Brasileirão, não consegue somar pontos. Até agora, tem apenas 19 e somente um milagre fará a equipe deixar a zona de rebaixamento. O Atlético-MG, por sua vez, figurou em 12 rodadas no Z-4. Tem só 25 pontos, na 17ª colocação, e é, com 15 derrotas, o clube que mais perdeu no torneio. Já o Cruzeiro, acostumado a figurar nas primeiras posições da tabela, é, atualmente, o primeiro time fora do grupo que seria rebaixado para a Série B, com 29 pontos, quatro à frente do rival. No geral, os mineiros já acumularam 41 derrotas em toda a competição.
Pelas últimas atuações, realmente é difícil dizer como o futebol mineiro poderá sair dessa maré, mas não custa tentar. Por isso, o GLOBOESPORTE.COM ouviu a opinião de quatro dos principais comentaristas esportivos do país, para tentar apontar o que há de errado com América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro: o fluminense Lédio Carmona, do Sportv, o mineiro Mário Marra, da Rádio Globo/CBN de São Paulo, o gaúcho Ruy Carlos Ostermann, da Rádio Gaúcha, e o ex-jogador Tostão, colunista de diversos jornais por todo o Brasil.
A falta do Mineirão, em obras para a Copa do Mundo de 2014, é um argumento mais do que válido, mas não totalmente suficiente para explicar os péssimos resultados.
Fundo do poço
Com apenas três vitórias na competição, o Coelho, que voltou à Série A após dez anos, dificilmente escapará da Segundona em 2012, ano de seu centenário. Contra o Flamengo, na última rodada, a impressão é de que conseguiria a reação, mas, mesmo após abrir o placar, levou a virada do rubro-negro.
O comentarista Lédio Carmona entende que o América-MG está em uma posição abaixo do que realmente mereceria. Para ele, o Coelho tem condição de figurar em uma posição um pouco melhor.
- O América-MG é um clube que tem suas limitações financeiras, mas não acho que seja tão ruim. É um time que tem muito azar. Faz bons jogos, mas não consegue ganhar. É injusta a situação do América-MG. Ele poderia estar na zona de rebaixamento, mas não na lanterna. É um fenômeno que eu não consigo entender.
Mário Marra, por sua vez, acredita que houve um erro de cálculo na montagem do elenco. Segundo o comentarista, a diretoria investiu na mesma base que disputou a Série B, o que foi um equívoco.
- No Mineiro, mostrou até alguma competitividade, mas não tinha noção do que era o Brasileiro. Foi um erro na hora de montar elenco, falta de vivência. Acreditar no goleiro Flávio, com 40 anos, acreditar em Irênio. E quando foi às compras, contratou Neneca, que caiu para a Segunda com o Santo André, o Anderson. São jogadores de qualidade, de pique, de prazo de validade e de bola vencidos. Jogadores que estavam na curva descendente.
Contratações equivocadas
O erro na montagem do grupo do América-MG também foi diagnosticado pelo comentarista Tostão, em relação ao elenco do Atlético-MG. Para o ex-jogador, os dirigentes do Galo não formaram um bom time, coletivamente e individualmente.
- Ouço, todos os dias, pessoas dizerem que não entendem como o Atlético-MG, com tantos jogadores bons, está nessa posição. Discordo. O Atlético-MG não tem tantos bons jogadores. É fraco. O que houve foi má contratação. O clube contratou muitos jogadores caros, que tiveram, em certo momento da carreira, uma boa fase, como Richarlyson, Toró, Réver e Daniel Carvalho, mas não são grandes jogadores. E por aí vai. O próprio André, que foi contratado para resolver, na verdade, só compunha o Santos. Se destacou um pouco porque jogava com Robinho e Neymar. O único jogador que o Atlético-MG tinha de primeiro nível era o Tardelli.
Ruy Carlos Ostermann, de Porto Alegre, analisou o momento do Galo como uma surpresa, além de uma grande decepção. O comentarista entende que a falta de um estádio em Belo Horizonte é fundamental para a péssima fase dos mineiros.
- O Atlético-MG é uma decepção, pelos resultados ruins. E uma surpresa porque não imaginava que não ia se sair bem. O Galo sempre joga fora de casa. Isso interfere. Mas houve também um descuido com a renovação do grupo. Trocou de técnico, mas sempre em uma situação de irregularidade.
Elenco apenas mediano
O Cruzeiro é, sem dúvida, a grande decepção. Cogitado para brigar pelo título do Campeonato Brasileiro, a equipe luta para se afastar da zona de rebaixamento. Após a derrota humilhante para o Vasco, o time chegou na 16ª posição, a pior até agora na competição. São apenas quatro pontos de diferença em relação à zona de rebaixamento. E o pânico já toma conta do ambiente na Toca da Raposa II.
Mário Marra considera o afastamento da diretoria um dos principais motivos para a derrocada cruzeirense. O presidente Zezé Perrella, que assumiu o Senado Federal, após a morte de Itamar Franco, tem se mostrado pouco no atual momento de crise.
- O Cruzeiro é conhecido como um time que tem dono. O Zezé foi dono, foi xerife, tomava conta de tudo, botava ordem na casa. De um tempo para cá e, principalmente neste ano, se distanciou demais. Mas um dos grandes erros do Cruzeiro foi Cuca. Ele só fez contratação emergencial, não conseguiu dar continuidade ao trabalho. Trabalhar com a sombra do trabalho bem feito do Adilson foi difícil para Cuca. O trabalho do Adilson foi bom financeiramente e tecnicamente.
Tostão, por sua vez, entende que o Cruzeiro foi supervalorizado no início do ano. Para o comentarista, a equipe não tem um elenco condizente com o status que o acompanha.
- Endeusaram demais o Cruzeiro. Chegaram a falar que era o Barcelona das Américas, só porque goleou times fracos. Além disso, houve, progressivamente, uma perda muito grande de jogadores. Não tem lateral, tinha o Jonathan. Na esquerda, o Gilberto quebrava o galho, mas, em fim de carreira, não conseguia manter um nível alto. O Diego Renan se machucou e caiu de produção. Saiu o Henrique, que era um dos principais jogadores, corria muito e tinha muito vigor. Com isso, o Paraná e o Fabrício caíram muito. Tinha dois atacantes bons e perderam os dois. Então, virou um time médio.
Esperança mineira
Nas próximas rodadas, o trio mineiro tentará se recuperar e ainda respirar no Campeonato Brasileiro. A sequência, até o fim da competição, é difícil, e, mesmo dentro dos clubes, o entendimento é de que todos lutarão até as últimas rodadas para se livrar do rebaixamento.
Clube Próximos jogos Local e data
América-MG Palmeiras x América-MG
América-MG x Atlético-MG
América-MG x Ceará
Figueirense x América-MG Pacaembu - 1/10
Arena do Jacaré - 8/10
Arena do Jacaré - 12/10
Orlando Scarpelli - 15/10
Atlético-MG Atlético-MG x Ceará
América-MG x Atlético-MG
Atlético-MG x Santos
Vasco x Atlético-MG Arena do Jacaré - 2/10
Arena do Jacaré - 8/10
Arena do Jacaré - 13/10
São Januário - 16/10
Cruzeiro Grêmio x Cruzeiro
Cruzeiro x São Paulo
Bahia x Cruzeiro
Cruzeiro x Corinthians Olímpico - 2/10
Arena do Jacaré - 5/10
Pituaçu - 12/10
Arena do Jacaré - 16/10
No fim de semana, o América-MG enfrentará o Palmeiras, no Pacaembu. A partida está marcada para o sábado, às 18h (de Brasília). No domingo, o Galo encara um adversário direto, o Ceará, na Arena do Jacaré, às 16h. Também no domingo, o Cruzeiro medirá forças com o Grêmio, no Olímpico, às 18h. Três jogos difíceis, onde resultados desfavoráveis aos mineiros não serão surpresas. Porém, vitórias das equipes de Belo Horizonte poderão devolver aos jogadores e torcedores o ânimo necessário para buscar objetivos um pouco maiores na competição.

Nenhum comentário: