domingo, 25 de setembro de 2011

O primeiro aniversário profissional de Renan Ribeiro


Renan fechou 2010 como titular e se manteve em 2011 (Foto: Gil Leonardi)

Renan Ribeiro está completando um ano como atleta profissional (Foto: Gil Leonardi)
Renan Ribeiro completa um ano como profissional e terá como adversário Dorival Júnior, que lhe deu a primeira chance
Felipe Ribeiro
Publicada em 25/09/2011 às 09:00
Belo Horizonte (MG)
No primeiro aniversário como atleta profissional, Renan Ribeiro estará novamente com Dorival Júnior, responsável por lhe dar a primeira chance de jogar. Porém, desta vez o treinador está no comando do Internacional, enquanto o goleiro segue defendendo o Atlético. O reencontro acontece neste domingo, a partir de 16h, no Beira-Rio.
Há um ano o Galo foi buscar dentro de seu próprio terreiro a solução do problema que já durava há três temporadas. Depois gastar dinheiro com goleiros que nada acrescentaram ao clube, era a hora de promover o garoto que vinha se destacando na base e figurava como terceira opção no profissional com a comissão técnica anterior, chefiada por Luxemburgo.
Com apenas 20 anos, Renan Ribeiro assumiu a titularidade na meta alvinegra no dia 26 de setembro de 2010, na derrota para o Grêmio por 2 a 1, na Arena do Jacaré. Começar com um resultado negativo poderia abalar a confiança do jovem arqueiro. Porém, o que se viu na sequência foi uma mescla de maturidade e qualidade que ajudaram o Atlético a escapar do rebaixamento para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.
– Eu fico muito feliz por essa marca de um ano como profissional, porque estou realizando um sonho. Todo atleta quando está na base almeja chegar ao profissional. E essa marca é ainda mais importante porque é um ano como profissional jogando. Tenho de agradecer a todas as pessoas que me apoiaram e apoiam e desejar que eu tenha anos ainda melhores e com títulos para o Atlético – disse Renan Ribeiro ao LANCE!NET.
O dono da camisa 30 atleticana não esconde que completar um ano como profissional justamente numa partida contra Dorival Júnior será especial. Até mesmo no momento em que seu ex-treinador lhe colocou no banco, a sensação do jogador foi sempre de uma relação familiar.
– Dorival é um pai para mim. Ele fez com que eu aprendesse muita coisa, amadurecesse como pessoa e como profissional, confiou em mim ao me colocar para jogar e sou muito grato a ele. Fico feliz de poder reencontrá-lo, ainda que sendo adversário. Mas vou defender o Atlético com toda a garra, porque precisamos sair desta situação – comentou Renan.
Bate-Bola (Renan Ribeiro)
Em entrevista ao LANCE!NET
Nesta segunda-feira faz um ano da sua estreia como profissional. Você amadureceu neste período?
Foi um ano de muito amadurecimento. Aprendi muito com o Oscar Rodriguez, com o Dorival e agora de novo com o William. A adaptação ao profissional não é fácil, mas foi um ano de muita experiência para mim.
Com 21 anos, você acha que as coisas estão acontecendo de forma rápida na sua vida?
Deus tem um propósito para tudo. Você tem de estar sempre preparado, porque senão depois não adianta lamentar que deixou uma oportunidade para trás. Para alguns demora mais a acontecer, mas para mim as coisas têm acontecido mais rapidamente.
Como está sendo voltar a trabalhar com o William de Castro, que era seu treinador na base?
Eu sempre soube que uma hora nos encontraríamos no profissional. William é como um irmão para mim, ótimo profissional e jogamos muito aberto um com o outro. Se eu estiver bem ele me elogia, se estiver mal me corrige.
Disputar as Olimpíadas do ano que vem é uma de suas metas?
Na vida temos alguns objetivos e eu, com certeza, tenho a Seleção Brasileira como um deles. Eu já passei pelas categorias de base e agora espero ir bem pelo Atlético no Brasileirão para ser chamado pelo Mano Menezes.
Com a palavra (William de Castro - Prep. goleiros do Atlético)
Trabalho com Renan desde que ele chegou ao Atlético para o último ano de infantil. Vimos qualidade e subimos para o juvenil. É um atleta que teve um amadurecimento muito rápido, talvez pelos problemas que passou. Quando chegou ao profissional já estava no nível desejado para jogar. Ele tem passagens pelas Seleções de base e isso é fruto do trabalho dele. Apesar da pouca idade, pode-se dizer que o Renan é um profissional maduro e a experiência pegará com o tempo. É claro que todos nós sempre temos a aprender, não importando a idade e estamos trabalhando algumas coisas no Renan. Até mesmo o período em que ele ficou no banco foi bom. Às vezes o atleta cresce até mais nestes casos por fazer uma reflexão do que vinha fazendo de errado e tentar não repetir. Renan tem condições de chegar à Seleção e disputar as Olimpíadas no ano que vem. Hoje temos o Rafael, do Santos, o conheço muito bem também o Rafael, do Cruzeiro e temos uma safra boa de goleiros. Nada melhor do que o Renan colocar para fora o seu melhor, aproveitar que está voltando a jogar bem e se dedicar sempre mais aos trabalhos, porque tem potencial.

Nenhum comentário: