terça-feira, 27 de setembro de 2011

Derrotar até os números

Time que mais perdeu no Brasileiro, Galo iguala o total de tropeços ao de vitórias em 2011. Equipe aposta na sequência de jogos em casa
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:27/09/2011 07:00
Sem vencer há três partidas, o Atlético vê ganhar força o risco de rebaixamento à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro e terá que apostar, mais do que nunca, no fator casa para se recuperar. Ao perder por 2 a 1 para o Internacional, a equipe alvinegra voltou a ser a que mais derrotas sofreu na competição, com 15 reveses, duas a mais que o lanterna, América, e uma a mais que o penúltimo colocado, Avaí, o que ajuda a explicar por que não sai da zona de degola. Para completar, soma na temporada o mesmo número de triunfos que de fracassos, 20, além de oito empates, contando também jogos pelo Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.
Para tentar retornar ao saldo positivo e também deixar de ser o time que mais perde no Brasileiro, a aposta é em três jogos seguidos que a equipe fará em Sete Lagoas, contra Ceará (domingo), América (8/10) e Santos (13/10). A intenção é não só jogar bem, como ocorreu em algumas das últimas partidas, mas, acima de tudo, vencer. Para o técnico Cuca, o Atlético tem criado chances, mas falta eficiência nas finalizações. “São jogos para somarmos 9 pontos e sairmos desta situação. A equipe está em evolução, organizada, mas não está tendo tanta eficácia no lance final. Poderíamos ter empatado e precisamos ajustar algumas coisas. A equipe está passando confiança, apesar do momento ruim na classificação.”
No returno do Nacional o Atlético ainda não perdeu jogando na Arena do Jacaré. Em três confrontos, foram duas vitórias (sobre Avaí e Bahia, ambos por 2 a 0) e um empate (1 a 1 com o Flamengo). Como Ceará e América lutam para não voltar para a Série B, a conquista dos resultados contra eles se torna ainda mais importante.
Para isso, Cuca sabe que será fundamental melhorar as conclusões à meta adversária. Com um pouco mais de determinação na hora de concluir, o Galo poderia ter voltado de Porto Alegre com ao menos 1 ponto. “Precisamos fazer o gol. A gente perde chance faltando um minuto para acabar, debaixo da trave, não pode. Pelo que o time jogou dava para ter saído com a vitória”, declarou. Na avaliação do treinador, o Internacional teve superioridade apenas em alguns momentos da partida. “À exceção dos 20 minutos iniciais do segundo tempo, jogamos para buscar a vitória. E poderíamos ter vencido. O Internacional fez um gol na primeira chance, com o Bolatti, e teve mais duas no segundo tempo, nos primeiros 15, 20 minutos. Depois, controlamos e estávamos dentro da área do adversário para empatar o jogo no último minuto.”
PROBLEMAS E RETORNOS Para o jogo de domingo o Galo não poderá contar com o zagueiro Réver, expulso no domingo, nem com o volante Dudu Cearense, que também cumpre suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Por outro lado, terá a volta dos volantes Pierre e Serginho, que não enfrentaram o Internacional por estarem suspensos.
Cuca aguarda a palavra dos médicos sobre a situação de três jogadores. Os atacantes Neto Berola, Marquinhos Cambalhota e Guilherme se lesionaram na derrota por 1 a 0 para o Atlético-GO, no Serra Dourada, e estão em tratamento intensivo.
Depois de folgarem na segunda-feira, os atleticanos retomam os trabalhos hoje à tarde, na Cidade do Galo.

Nenhum comentário: