
Conca, Montillo e Bruno Cesar foram os destaques de Fluminense, Cruzeiro e Corinthians no Brasileirão (Foto: Montagem)
Apesar das sombras de Cruzeiro e Corinthians, Fluminense garantiu o título com vitória por 1 a 0 diante do Guarani
LANCEPRESS!
Publicada em 05/12/2010 às 22:06
São Paulo
A última rodada do Campeonato Brasileiro foi reflexo do que foi a competição. Disputas acirradas, muito suor, frustrações e, claro, comemorações. Em 380 jogos, 978gols marcados (média de 2,57 por partida). Assim como em 2009, campeão definido nos minutos finais.
Após a briga intensa pela liderança com Corinthians e Cruzeiro, o Fluminense, detentor da melhor defesa (26 gols sofridos), levou a melhor na reta final. Com a vitória por 1 a 0 diante do rebaixado Guarani, o tão sonhado título, enfim, pôde ser comemorado.
A vice-liderança também cansou de mudar de dono. Com o triunfo por 2 a 1 em cima da equipe reserva do Palmeiras, o Cruzeiro, dono da melhor campanha fora de casa, ultrapassou o Corinthians na tabela.
Com as eliminações precoces no Paulistão e na Libertadores, o Timão depositou suas fichas no Brasileirão. E começou a torneio de forma surpreendente. Mas a saída de Mano Menezes e as constantes lesões atrapalharam o time. No ano do centenário, decepção também na rodada final. O empate em 1 a 1 com o rebaixado Goiás frustrou a torcida, cuja a média foi de 27.446 por partida, e fez com que a equipe terminasse na 3º colocação.
A disputada quarta colocação deu o que falar. Com o Brasileirão em andamento, a Conmebol determinou que o quarto colocado não teria garantida a classificação à Libertadores. Semanas depois, decisão alterada. Palmeiras, São Paulo, Botafogo e Atlético-PR até tentaram, mas quem levou a melhor foi o Grêmio, que venceu o Botafogo por 3 a 0 no Olímpico. Agora, resta aos gaúchos torcerem contra o Goiás na Sul-Americana.
Internacional, campeão da Libertadores, e Santos, campeão da Copa do Brasil, até levaram a sério o Brasileirão, mas acabaram se distanciando do título nas últimas rodadas. Na quinta-feira, o Inter, de olho no Mundial de Clubes, venceu o rebaixado Grêmio Prudente por 3 a 0. Já neste domingo, na apresentação de Elano, o Santos ficou no empate em 0 a 0 com o Flamengo na Vila Belmiro.
No Morumbi, o São Paulo terminou o ano com goleada. A equipe comandada por Paulo César Carpegiani atropelou o Atlético-MG, que se salvou do rebaixamento na penúltima rodada, por 4 a 0. O Atlético-PR, que obteve uma surpreendente arrancada no segundo turno, também se despediu com vitória: 1 a 0 diante do Avaí.
Se os duelos de Fluminense, Corinthians e Cruzeiro pararam o Brasil, Vitória x Atlético-Go também não deixou por menos. No confronto que definiria o último rebaixado à Série B, os baianos levaram a pior. O empate em 0 a 0 foi manteve o Dragão na elite nacional.
No embate do "vale do nada", o Vasco da Gama superou o Ceará por 2 a 0. Mas ambos garantiram a classificação à Sul-Americana do próximo ano. Aliás, em 2011, Coritiba, Bahia, Figueirense e América-MG irão substituir Vitória, Goiás, Guarani e Grêmio Prudente na Série A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário