
MEMÓRIA PRESERVADA DO MINEIRÃO
Frases indicam o caminho ao Centro de Referência e ajudam a eternizar a história de ídolos do estádio

Gramado do Mineirão é rebaixado para receber jogos da Copa do Mundo de 2014
Guyanne Araújo
Em Belo Horizonte
Mesmo com os portões fechados, olhares de torcedores e turistas seguem no Mineirão. O estádio Governador Magalhães Pinto voltará a receber visitas monitoradas no início do próximo ano, agendadas pelo Centro de Referência, que funciona no local desde novembro. Com as obras em andamento para a Copa de 2014, o “Gigante da Pampulha” entra com o pé direito em 2011: cronograma em dia, entrando na terceira e última etapa da reforma, considerada a mais demorada de todas, que vai adequar o local aos padrões Fifa.
Hoje, a única alternativa para quem está com saudades é olhar a fachada. As visitas foram suspensas quando o estádio foi fechado, em junho. Os amigos Fabiano Moraes e Henrique Cabraia, que vieram de São Paulo a trabalho, fizeram questão de aproveitar uma folga para visitar o estádio e fazer uma foto para recordação. Do lado de fora.
“Queríamos uma image da arquibancada. Saber se tem um museu, alguma coisa para conhecer”, disse Henrique, corintiano. Fabiano é palmeirense. “Ainda não tínhamos vindo aqui no estádio. Queríamos conhecer, tiramos uma foto para levar para o pessoal do trabalho e da família”, contou Fabiano, que tem acompanhado a reforma do Mineirão pela Internet.
Silvana Sato veio de Santa Catarina a passeio e, mesmo de dentro de um táxi, parou para conhecer o Mineirão. “Essa é minha primeira vez em BH. Como o estádio está em reforma, tirei uma foto da fachada para mostrar para meu marido”, conta. Celso da Cruz Nunes, morador de Belo Horizonte, levou a filha e a esposa. “Já vim em jogo, mas é a primeira vez que minha filha vem. Queria entrar para visitar o estádio”, contou Celso. Não conseguiu.
Funcionando desde 8 de novembro no próprio estádio, o Centro de Referência é uma das ações prevista no Plano de Mobilização e Comunicação Social para a obtenção da licença ambiental. Ele funcionará até o final das obras e será o responsável pela comunicação direta com a população do entorno. Serão feitas reuniões para divulgar o andamento das obras.
Governo mineiro garante orçamento inicial
O presidente do Núcleo de Gestão das Copas de Minas Gerais, Tadeu Barreto Guimarães, diz que não apenas o prazo, mas também o orçamento da reforma do Mineirão está dentro do inicialmente definido. “O orçamento também ficou no previsto, a primeira fase fechou em R$ 8,2 milhões e a segunda em R$ 3,5 milhões”, afirmou.
Na terceira fase que deve se iniciar em janeiro de 2011 será feita a adequação aos padrões da FIFA. As mudanças ficam por conta da cobertura adicional das arquibancadas, construção de camarotes no local onde existem os amortecedores e que serão retirados.
Haverá também a instalação de dois telões e a cobertura de uma esplanada no entorno, onde funcionarão estacionamento, lojas e restaurantes. Também será construída uma passarela ligando o Mineirão e o Mineirinho, além da instalação de novas cadeiras retráteis para melhorar a circulação no interior.
Quando estiver funcionando, o local estará aberto todos os dias, incluindo sábado e domingo. “De segunda a segunda será um centro de serviços para a população do entorno. Será um estádio, mas também um equipamento de uso da comunidade e do turista”, informou o presidente do Núcleo de Gestão das Copas de Minas Gerais, Tadeu Barreto Guimarães. Além de tirar dúvidas sobre a reforma, a população pode conhecer um pouco da história com as frases escritas pelo caminho que leva até o local. Já foram realizados dois encontros com a comunidade e um boletim informativo está sendo elaborado.
As visitas monitoradas começarão no início do ano. A pintura que leva à sala do Centro de Referencia está sendo concluída, assim como um mirante em uma parte da arquibancada. No interior do local, há uma maquete e uma televisão, onde as pessoas vão assistir a um vídeo das obras.
Sem atraso
De acordo com o governador Antonio Anastasia, o prazos da obra está sendo cumprido e a segunda etapa já está sendo concluída. “O Mineirão está com seu cronograma rigorosamente em dia. Terminou a licitação, vamos assinar o contrato agora com o consórcio vencedor”, informou o governador. Até o final deste mês, a segunda etapa estará finalizada. Com o rebaixamento do campo concluído, as máquinas estão acabando de retirar a parede da geral.
O estádio está fechado desde o dia 26 de junho para se transformar em um espaço multiuso. A primeira fase corrigiu anomalias estruturais das vigas de sustentação e foi entregue em 8 de julho. Atualmente, a arquibancada inferior está sendo demolida, a geral está desaparecendo e o gramado foi rebaixado em 3,5 metros, para melhorar a visibilidade. Foram retirados 68,8 mil metros cúbicos de terra - o que lotaria 5.700 caminhões.
A licitação para a fase final já foi realizada e o grupo vencedor, composto pelas empresas Construcap S.A. Indústria e Comércio, Egesa Engenharia S.A. e Hap Engenharia Ltda, fará as modificações restantes nos próximos dois anos. “O contrato da terceira fase será assinado entre os dias 20 e 22 de dezembro e a empresa que ganhou a licitação ficará por 27 anos. Dois para a construção, 25 para manutenção e operação”, afirmou Tadeu Barreto.
Interatividade
As obras podem ser acompanhadas no próprio site do estádio (www.novomineirao.mg.gov.br), no ar desde 22 de outubro. Os internautas encontram fotos que mostram a evolução das obras, informações sobre o projeto da modernização, a explicação sobre o modelo de gestão compartilhada e o andamento das etapas, além de partidas e imagens históricas da construção do estádio. No site, as pessoas podem enviar comentários de jogos inesquecíveis e fazer contato com o Centro de Referência. Desde o dia 28 de novembro, o site já teve 18 mil acessos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário