sábado, 23 de julho de 2011

Cadê o ladrão de bola?

Ludymilla Sá - Estado de Minas
Publicação:23/07/2011 07:00
Há quem diga que o problema do Atlético é falta de uma marcação mais agressiva quando está sendo atacado. Time que valoriza demais a posse de bola, o alvinegro deixa de tomá-la e acaba sofrendo o gol. O Galo está entre os times que menos desarmam no Campeonato Brasileiro, com a segunda pior média (103,1), juntamente com o São Paulo, vice-líder. E tem baixo aproveitamento nas finalizações. Equipe que mais chuta a gol (178), o Atlético erra na mesma proporção (104). Para piorar, vai enfrentar o Vasco, de bom aproveitamento nos combates (113,6 em média), amanhã, no Ipatingão, pela 11ª rodada. Em tese, Serginho será o único volante no meio-campo atleticano diante dos vascaínos. De volta depois de cumprir suspensão por causa do acúmulo de cartões, Richarlyson jogará mais recuado, completando o trio de zaga com Réver e Leonardo Silva, como ocorreu no clássico com o América.
Apesar disso, Serginho não se vê sobrecarregado na função, mesmo sem números favoráveis. Ele confia na ajuda dos armadores para superar o rival de amanhã e iniciar a recuperação atleticana no campeonato. “A nossa média é baixa, mas em compensação temos bom aproveitamento na posse de bola. Temos de marcar desde o ataque até o setor defensivo. Só assim, vamos melhorar nas roubadas de bola. O momento é de ajudar, pensar primeiro em marcar, sem dar espaços para o adversário, e depois fazer o gol. Assim, a gente adquire mais confiança.”
O volante reconhece mudança técnica no futebol brasileiro, que prioriza demais a marcação em detrimento da qualidade. E sabe que, se o Galo for pouco objetivo como tem sido, pode sofrer mais uma derrota. “A equipe que sair demais para tentar fazer o gol será goleada. Temos de ter inteligência para não tomarmos os contra-ataques. Tem de ser um jogo bem estudado, para sabermos a hora certa de atacar.”
O confronto não será dos mais fáceis, segundo o atleticano. Campeão da Copa do Brasil, o Vasco já assegurou vaga na Libertadores do ano que vem, mas Serginho não acredita em acomodação dos cariocas e atenta para alguns cuidados. Sobretudo com o ex-atleticano Diego Souza. “Infelizmente, o Diego não deu certo no Atlético, mas sabemos da qualidade que ele tem.”
O armador Daniel Carvalho concorda e torce para que o ex-companheiro não esteja em melhor dia. “Cada jogador pensa de uma maneira. Eu, quando jogo contra o Internacional, tento fazer o meu melhor, sem essa de querer me vingar. O Diego, eu não sei. Só espero que ele não esteja bem.”
Daniel Carvalho vai estrear no Ipatingão. Durante os confrontos no Vale do Aço no ano passado, o jogador se recuperava de lesão. Embora pouco satisfeito com a mudança de casa, ele espera melhor rendimento do alvinegro. Se depender dos torcedores, apoio não vai faltar. Os 16.200 ingressos se esgotaram. “É uma motivação a mais. Todo mundo falou bem de Ipatinga. Vou ter a oportunidade de jogar lá e tomara que a gente consiga fazer nosso melhor e mostrar nosso futebol, até porque o torcedor está com expectativa. Vamos tentar fazer essa expectativa virar realidade.”
Dúvidas
O técnico Dorival Júnior só vai confirmar o time para o confronto com o time carioca no treino de hoje. Ontem, durante os trabalhos na Cidade do Galo, ele fez três mudanças no setor ofensivo, que o deixou com dúvidas. Na segunda parte da atividade, trocou Daniel Carvalho por Mancini, Caio por Renan Oliveira e Magno Alves por Berola e ficou mais satisfeito com a produtividade da equipe.
Velhos amigos
Por algumas horas da manhã de ontem, a Cidade do Galo virou casa do ABC-RN. O time potiguar se preparou no CT do alvinegro para o confronto com o Boa, que amarga a zona de rebaixamento, hoje à noite, às 21h, no Melão, em Varginha, pelo complemento da 12ª rodada da Série B do Brasileiro. O lateral-direito do Galo Patric aproveitou para rever os companheiros. Depois da atividade orientada pelo técnico Dorival Júnior, o atleticano bateu longo papo com o armador Cascata e o zagueiro Leonardo.

Nenhum comentário: