quinta-feira, 21 de julho de 2011

Apagada no Dínamo, dupla de ataque de 8,2 milhões de euros tenta brilhar no Galo

André e Guilherme: agora no Atlético
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:21/07/2011 18:26
Atualização:21/07/2011 19:11
Além de serem apostas do Atlético para ocuparem as lacunas deixadas por Diego Tardelli e Obina, que deixaram o clube há meses, Guilherme e André têm outros pontos em comum. Ambos são jovens (22 e 20 anos, respectivamente), estavam no Dínamo de Kiev antes de se transferirem para o Galo e não tiveram sucesso no futebol do Leste Europeu.
Guilherme chegou ao Dínamo no começo de 2009, vendido pelo Cruzeiro por cinco milhões de euros, mais os direitos do atacante Kleber. Pouco aproveitado no Dínamo, foi emprestado ao CSKA de Moscou, onde teve boa passagem. Voltou à Ucrânia em julho de 2010, mas novamente não vingou.
No retorno ao Dínamo, o agora atacante do Galo encontrou um novo parceiro brasileiro. André foi vendido pelo Santos por 8 milhões de euros. Trilhou um caminho bem semelhante ao de Guilherme: não correspondeu nas poucas chances que teve.
Em levantamento feito pelo Superesportes no site oficial do Dínamo, André entrou em campo em nove partidas oficiais e não fez nenhum gol. Já Guilherme defendeu o clube ucraniano 12 vezes, com cinco gols marcados.
Atuaram juntos em apenas duas oportunidades. A primeira em 25 de agosto do ano passado, na derrota para o Ájax por 2 a 1, pela fase eliminatória da Liga dos Campeões. Ambos entraram nos minutos finais.
O segundo e último jogo que estiveram em campo juntos foi em 22 de setembro. Contra o Krymteplytsya, pela Copa da Ucrânia, os dois foram titulares. André acabou substituído no segundo tempo do jogo vencido pelo Dínamo por 1 a 0.
Sem conseguir se firmar, Guilherme foi negociado com o Atlético em março deste ano. O Galo, com a ajuda de parceiros, pagou seis milhões de euros e passou a deter 60% dos direitos econômicos - os outros 40% ficaram divididos entre o BMG, 25%, e a Traffic, 15%.
Já André teve como destino o empréstimo, no começo deste ano, ao Bordeaux, da França. Em mais uma passagem apagada, o atacante começou a demonstrar vontade de voltar ao Brasil. Disputado por Flamengo e Atlético, foi emprestado pelo Dínamo ao Galo por um ano. O clube mineiro pagou dois milhões e duzentos mil euros por 20% dos direitos econômicos do atleta.
Em busca de vida nova no futebol brasileiro, André e Guilherme vão se reencontrar no Atlético, mas a data do primeiro jogo da dupla que custou 8,2 mi de euros ao Alvinegro ainda não está definida. Enquanto o recém-contratado pediu cerca de duas semanas para entrar em forma, Guilherme, que já disputou seis jogos e marcou um gol, está em fase final de recuperação de lesão.
Guilherme espera que, no Galo, a parceria dê certo: “Fomos companheiros de equipe, no Dínamo, e criamos uma amizade muito legal por lá. Cheguei a conversar com ele e a vontade de voltar, assim como a minha, era muito grande. Fico contente por ter terminado tudo bem e por ele ter vindo ao Galo. Espero que ele seja feliz aqui e que possa fazer grandes jogos com a camisa do Atlético. Será muito bom reencontrá-lo aqui”, afirmou Guilherme.

Nenhum comentário: