domingo, 14 de fevereiro de 2010

Galo bobeia e permite empate do Uberaba (13/02)

Diego Tardelli se movimentou muito
Obina desencantou, marcou o primeiro gol com a camisa do Galo e deu passe para outro

Vicente Ribeiro - Portal Uai




Alvinegro sai na frente, mas deixa o adversário reagir no segundo tempo


O Atlético voltou a bobear no Campeonato Mineiro. Depois de perder pontos em casa, diante do Ipatinga, na rodada passada, o Galo decepcionou novamente ao empatar com o Uberaba, por 2 a 2, na noite deste sábado de carnaval, no Uberabão. O alvinegro saiu na frente, fez 2 a 0 no primeiro tempo, mas permitiu a reação do adversário na etapa final. Obina desencantou, marcou pela primeira vez com a camisa atleticana, enquanto Muriqui ampliou. Mas os donos da casa igualaram com André Nascimento e Douglas.
Parecia que a noite seria de Obina, que teve atuação decisiva ao abrir o placar e dar passe para gol de Muriqui. Mas o Atlético só jogou no primeiro tempo. No segundo, o time alvinegro diminuiu o ritmo, vacilou na defesa e permitiu o empate do adversário. O Galo, que poderia terminar a rodada em quarto lugar, em caso de triunfo, permaneceu em quinto, com seis pontos. O Uberaba continuou em sétimo, com cinco.
O Atlético enfrentará o maior desafio neste começo de temporada, na próxima rodada do Estadual. O Galo terá como adversário o Cruzeiro, vice-líder, sábado que vem, no Mineirão. Será o maior teste para a equipe alvinegra, que ainda busca uma apresentação convincente neste começo de campeonato. Já o Uberaba joga no domingo, dia 21, contra o América-TO, no Uberabão.
O jogo
O Uberabão recebeu bom público neste sábado de carnaval, apesar do horário inadequado. Com o trio de atacantes mantido e a defesa reforçada pelo paraguaio Cáceres, o Atlético foi a campo com o objetivo de buscar uma vitória convincente. E o time de Vanderlei Luxemburgo logo mostrou que estava disposto a cumprir a meta traçada. Foi para cima e empurrou o adversário para trás.
Os primeiros 10min foram de domínio do Galo. Com os dois laterais avançando, muita movimentação do meio-campo para frente, principalmente com Diego Tardelli, que voltava para buscar a bola e iniciava as jogadas. Logo surgiu o primeiro lance de perigo. Aos 6min, Obina rolou a Correa, que soltou a bomba e errou por pouco.
A partir dos 10min, o Uberaba começou a sair mais para o jogo, sempre em velocidade. E perdeu ótima oportunidade em belo lance de Ivonaldo. Ele driblou Leandro e cruzou da direita, mas André Nascimento isolou. Pouco depois, Rafael Ipuã avançou pelo meio e chutou com perigo. Mas o Atlético se valeu da força física de Obina para abrir o placar. Aos 23min, ele recebeu de Diego Tardelli, protegeu bem a bola e tocou na saída de Fernando, marcando pela primeira vez com a camisa alvinegra.
A impressão era de que o Atlético iria deslanchar. Obina voltou a comparecer na área, em cabeçada defendida por Fernando. Depois, aos 37, o centroavante cruzou da direita, o zagueiro falhou feio e Muriqui não desperdiçou: 2 a 0. O jogo ficou mais tranquilo até um lance que nenhum atleticano esperava. Cáceres fez falta desnecessária, quase no meio-campo, e foi expulso na reestreia pelo Galo. Ele já recebera o cartão amarelo, levou o segundo e, consequentemente, o vermelho.
Bobeada e castigo
O técnico Vanderlei Luxemburgo, que no intervalo deixou o campo indignado com a expulsão de Cáceres, reclamando muito da arbitragem, mexeu em duas posições para recompor a perda na defesa. O Galo voltou para o segundo tempo sem Obina e Correa, que saíram para as respectivas entradas de Werley e Jonílson. O jogo caiu de produção. Com a vantagem, o Atlético passou a valorizar a posse de bola, evitando o desgaste. Já o Uberaba não teve força ofensiva para pressionar.
Mesmo com a expulsão de Fabiano, aos 12min, o Uberaba conseguiu diminuir, aos 22. Em cobrança de escanteio da esquerda, André Nascimento cabeceou para as redes, contando com a indecisão do goleiro Carini, no momento de cortar o lance. Parecia que o jogo voltaria a ganhar em emoção e movimentação. Só que o Atlético continuou tocando a bola, esperando o tempo passar e chegando em raros momentos.
O castigo para o time de Vanderlei Luxemburgo veio aos 39, com o empate do Uberaba. Tiago Marinho fez bela jogada e lançou a Douglas, que acabara de entrar em campo. Ele invadiu a área, em velocidade, e chutou no canto esquerdo de Carini: 2 a 2. A torcida local se inflamou e empurrou a equipe do Triângulo para frente. O Atlético ainda tentou partir para a vitória, mas não teve tempo para fazer o terceiro gol e acabou ficando com o empate fora de casa, com gosto de derrota.
FICHA TÉCNICA
UBERABA
2 X 2
ATLÉTICO
Escalação
Fernando; Ivonaldo, Rogério, Balduíno e Fabiano; Gustavo, Valtinho, Zé Maria (Tiago Marinho) e Rafael Ipuã (David); Dinei e André Nascimento (Douglas)
Carini; Coelho, Cáceres, Jairo Campos e Leandro; Zé Luís, Correa (Jonílson) e Ricardinho; Muriqui (Renan Oliveira), Obina (Werley) e Diego Tardelli
Técnico
Marcos Birigui
Vanderlei Luxemburgo
Gols
André Nascimento, 22min, 2ºT-Douglas, 39min, 2ºT
Obina, 23min, 1ºT-
Muriqui, 37min, 1ºT
Local: Estádio Uberabão, em Uberaba (MG) Público: 5.578 pagantesRenda: R$ 72.870 Árbitro: André Luiz Martins Dias Lopes (MG) Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa/MG) e Jair Albano Félix (MG) Motivo: 4ª rodada do Campeonato Mineiro

Nenhum comentário: