domingo, 21 de fevereiro de 2010

Atenções voltadas para o caminho mais curto (21/02)

Luxemburgo quer levar o Galo à Libertadores
Rodrigo Fonseca - Portal Uai


Luxemburgo já disse que meta é recolocar o Galo na Libertadores. Copa do Brasil é o atalho. Começa nesta quarta-feira, em Rio Branco, no Acre


Se ainda não emplacou no Campeonato Mineiro - cinco jogos, com apenas uma vitória, três empates e uma derrota -, o Atlético muda seu foco. A ordem é deixar de lado o Estadual e esquecer a derrota de sábado para o arquirrival Cruzeiro, por 3 a 1. Até a próxima quarta-feira o assunto é Copa do Brasil, principal objetivo do time neste primeiro semestre. Desde que chegou ao Galo, o técnico Vanderlei Luxemburgo vem dizendo que uma de suas metas é recolocar o clube na Libertadores. A Copa do Brasil, além da taça que o Atlético persegue, vale a vaga no torneio continental.
A competição mata-mata do calendário brasileiro é considerada um atalho para uma equipe carimbar seu lugar na Copa Libertadores da América. Com apenas dez partidas, um clube pode assegurar sua vaga, diferente do Campeonato Brasileiro, disputado em 38 confrontos.
Para cortar caminho, o Galo terá de encarar uma longa viagem. O primeiro desafio é contra o Juventus do Acre, na Arena da Floresta, em Rio Branco, às 21h50 desta quarta-feira. São 3.584 km entre Belo Horizonte e a capital acreana. “Vamos fazer uma viagem longa, mas em condições de iniciarmos bem a Copa do Brasil”, disse Luxemburgo.
Se vencer por dois ou mais gols de diferença, o Atlético elimina a partida de volta, prevista para o dia 10 de março, também uma quarta-feira, às 21h, no Mineirão. Passando pelo Juventus, o Galo vai encarar na segunda fase o vencedor do confronto entre Brasiliense-DF e Chapecoense-SC.
Em 21 edições da Copa do Brasil, o Atlético só ficou de fora em 1993. Porém, em 20 participações o máximo que o Alvinegro alcançou foi a semifinal, em duas oportunidades: 2000 e 2002, sendo eliminado por São Paulo e Brasiliense, respectivamente.

Nenhum comentário: