quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Vitória já! E com sobra (23/02)

Paulo Galvão - Estado de Minas

Galo busca esquecer derrota no clássico e início vacilante de temporada, batendo amanhã o Juventus-AC por mais de um gol de diferença. Cáceres é a novidade no Norte

Derrotado pelo Cruzeiro sábado, o Atlético nem tem tempo para lamentar. Ontem, foi para Rio Branco, onde estreia amanhã na Copa do Brasil, contra o Juventus-AC. O objetivo é vencer por mais de um gol de diferença e se classificar diretamente à segunda fase, dispensando o jogo de volta e permitindo maior tempo para descanso e treinamentos.
Mesmo que o revés no clássico ainda deixe gosto amargo na boca, os atleticanos sabem que o melhor é pensar no futuro. “Claro que queríamos vencer, ainda mais por termos feito boa partida. Mas nada melhor do que buscar a reabilitação na quarta-feira, começando bem outra competição importante, que é a Copa do Brasil. Vamos nos concentrar para alcançar o resultado que nos interessa”, afirmou o atacante Muriqui, antes de embarcar, pela manhã, no aeroporto de Confins.
O triunfo será importante também para melhorar o desempenho na temporada. Em cinco jogos, o alvinegro só ganhou um, contra o Tupi por 3 a 2, no Mineirão, mesmo assim com muita dificuldade. Teve ainda três empates e uma derrota, justamente para o maior rival.
“No futebol, não temos muito tempo para lamentar. Temos uma partida difícil já nesta quarta-feira, por outra competição importante. Temos de dar sequência nessa caminhada, que, apesar dos resultados, está sendo bem desenhada. Claro, perder o clássico é sempre uma dor de cabeça muito grande, mas é levantar a cabeça, porque a sequência das competições ainda está para acontecer”, afirmou o atacante Marques, que novamente deve ser opção para o decorrer da partida, pois o técnico Vanderlei Luxemburgo já mostrou que os titulares são Muriqui, Diego Tardelli e, caso opte pelo 4-3-3, Obina.
Certo é que na zaga o paraguaio Cáceres volta ao lado do equatoriano Jairo Campos. Suspenso por ter sido expulso contra o Uberaba, ele não enfrentou o Cruzeiro, mas agora está pronto para retornar, saindo Werley. A definição da equipe deve ser hoje à tarde, quando Luxemburgo comanda treino em Rio Branco. O técnico e Diego Tardelli ficaram em Belo Horizonte para participar à noite da entrega do Troféu Guará, da Rádio Itatiaia, e seguem, hoje, para a capital acreana.
O árbitro, amanhã, na Arena da Floresta, será Wagner Reway (MT). Assistentes: Márcia B. Lopes Caetano e Wilson Gonçalves de Aquino (RO).
Reforço
O Atlético confirmou, ontem, a contratação do lateral-direito Rafael Cruz, que disputou a Série B do Brasileiro de 2009 pelo Atlético-GO. Desde a semana passada em Belo Horizonte, fazendo exames e testes, ele assina contrato por dois anos, com a possibilidade de prorrogação por mais um e será apresentado oficialmente sexta-feira, quando o grupo voltará a treinar na Cidade do Galo.
Rafael Cruz jogou no Santo André, pelo qual foi campeão da Copa do Brasil de 2005. Em 2008, defendeu o Democrata-SL, indo para o Atlético-GO, no qual foi campeão da Série C no mesmo ano. Em 2009, foi um dos destaques da campanha que levou o Dragão à elite nacional.
'Banana' ou não?
Os gestos feitos para a torcida do Cruzeiro, que ironicamente gritava seu nome no fim do jogo de sábado, pode custar caro a Vanderlei Luxemburgo. O procurador-geral do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais, Antônio Augusto Mesquita Fonte Boa, quer saber se ele ofendeu os torcedores rivais. O treinador pode ser enquadrado no Artigo 258–A do novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva – provocar o público durante partida –, o que prevê suspensão de dois a seis jogos. Em seu blog, o técnico negou que tenha dado uma “banana” aos cruzeirenses. “Bati no braço mostrando que aqui tem sangue na veia e dignidade profissional.” Ontem, a Comissão de Arbitragem da FMF anunciou que o trio do clássico (o árbitro Renato Cardoso Conceição e os assistentes Guilherme Dias Camilo e Jair Albano Félix) passará por uma reciclagem.

Nenhum comentário: