quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Luxemburgo tem começo de ano incômodo no Atlético-MG Publicada em 23/2/2010 às 8:52

Início de Luxa não é bom. Mas ele segue tendo aval da diretoria (Crédito: Gil Leonardi)
Treinador, porém, segue em alta com a diretoria alvinegra


Victor Martins
Ao contratar o técnico Vanderlei Luxemburgo e trazer junto toda a sua comissão técnica, o Atlético-MG projetava sair da fila das grandes conquistas. Afinal, desde 1971, quando foi o primeiro campeão brasileiro, o Galo conquistou apenas títulos estaduais e duas vezes a extinta Copa Conmebol.
O trabalho, no entanto, ainda não deu o resultado esperado. Em cinco partidas no Campeonato Mineiro, o Galo soma apenas seis pontos e está no sétimo lugar. Pelos moldes de disputa do Estadual, não é nada preocupante, já que oito dos 12 times se classificam.
O começo ruim de Luxemburgo no Atlético-MG faz o treinador lembrar de suas passagens pelo Corinthians, em 1998 e 2001:
- No Corinthians, tomei cinco pancadas de cara no Campeonato Paulista, e nós fomos campeões.
Em 1998 ele também não teve um bom começo. Mas acabou a temporada com o título brasileiro e com a base montada para conquistar o Mundial de Clubes de 2000, além de ser chamado para comandar a Seleção.

Três anos depois, voltou e teve começo irregular no Paulistão, com quatro derrotas e uma vitória em sete rodadas. No fim, o Timão levou o título ao bater o Botafogo-SP.
EM ALTA
Luxa - dono de um salário que é o dobro daquele que o clube pagava a Celso Roth - continua em alta com os dirigentes. Afinal, a primeira fase do Mineiro é vista com parte da pré-temporada, o foco principal está no Brasileirão.
Portanto, caso o Galo siga firme na briga pela Série A e pela Copa do Brasil, Luxa segue em céu de brigadeiro. O problema é que o alto salário exige também resultados imediatos. Do contrário, nem haverá tempo de Luxa implantar suas ideias.
Os começos de Luxa
Palmeiras - 1993: seis vitórias e quatro empates
Santos - 1997: cinco vitórias, três empates e duas derrotas
Corinthians - 1998: três vitórias, dois empates e cinco derrotas
Cruzeiro - 2002: quatro vitórias, três empates e três derrotas
Real Madri - 2005: sete vitórias e três derrotas
Atlético-MG - 2010: duas vitórias, três empates e uma derrota

Nenhum comentário: