sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Veteranos na hora do adeus (05/12)

Paulo Galvão - Estado de Minas

O Atlético não contará com três de seus mais experientes jogadores diante do Grêmio, domingo, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, último jogo do ano, no que pode ser indício de renovação do grupo para a temporada 2009. O atacante Marques (35 anos), que vinha sendo titular, o armador Petkovic (36) e o zagueiro Marcos (33), ambos reservas, reclamaram de contusões ontem e foram vetados pelo departamento médico, sendo que só o defensor terá contrato em vigor depois de 31 de dezembro.
Além do xodó, com edema no joelho direito, e do sérvio, com fadiga no músculo adutor da coxa direita, outros atletas poderão se despedir hoje dos companheiros, que embarcam à tarde para a capital gaúcha. São os casos do goleiro Sérvulo, do lateral Paulo Rodrigues (que nem estreou), dos armadores Danilo Rios (outro que não chegou a defender o alvinegro) e Gedeon e do atacante Marinho, todos com compromissos se encerrando neste mês. Já os zagueiros Nen e Vinícius, os volantes Élton e Francis e os atacantes Castillo e Beto, que também ficam sem vínculo até o fim do ano, estão relacionados para a partida no Sul, tendo mais uma oportunidade de mostrar que merecem permanecer.
Assim, Marques e Petkovic podem ter se despedido do Galo no empate sem gols com o Santos, domingo, no Mineirão. O atacante, que se tornou o jogador que mais defendeu o Galo no Brasileiro – 190 vezes –, mostra muito interesse em permanecer e tem a seu favor o fato de ter tido participação razoável na temporada. O armador, por outro lado, perdeu espaço após muitas contusões e, depois do jogo com o Peixe, adotou um discurso em tom de despedida, agradecendo o apoio dado pela torcida e pedindo que o Atlético busque se acertar para a próxima temporada.
A definição sobre quem vai ficar só sairá depois de domingo. Até porque isso depende da escolha do comandante da equipe em 2009 – o técnico Marcelo Oliveira não deverá permanecer e nomes como o de Celso Roth e Emerson Leão, além de Vanderlei Luxemburgo, têm sido muito comentados entre os atleticanos.
O presidente Alexandre Kalil, porém, mantém acertado silêncio, pois não quer que o time tenha qualquer motivo para se desviar do último compromisso em 2009. Mesmo a contratação de reforços não é discutida publicamente.
Certo, por enquanto, são as voltas do lateral-esquerdo Thiago Feltri e do atacante Éder Luís, emprestados até o fim do ano a Goiás e São Paulo. Eles só não integrarão o grupo alvinegro em 2009 se surgirem propostas muito boas. O retorno do atualmente são-paulino, inclusive, pode ter ligação direta com a saída de Marques, pois ambos têm características parecidas.
OPORTUNIDADE Se alguns se preparam para deixar o Galo, outros aproveitam para ganhar espaço. É o caso de Pedro Paulo, que, com a nova contusão de Marques, terminará o ano como titular.
A temporada, aliás, não sairá da memória do atleta, de 23 anos, pois foi nela que ele finalmente teve chance de jogar pela equipe profissional. “Este ano foi muito bom para minha carreira e nada melhor que encerrá-lo jogando bem, quem sabe até fazendo gol. Vou procurar entrar concentrado contra o Grêmio para, depois, pensar em 2009, quando quero fazer muito mais pelo Atlético”, declarou o atacante, revelado nas categorias de base do Galo, mas que vinha sempre sendo emprestado.
Afinado com o discurso de Marcelo Oliveira, o jovem jogador também destaca que o contra-ataque será a principal arma alvinegra em Porto Alegre. Isso não significa, porém, que o Galo vá jogar recuado. “Eles virão para cima e caberá a nós explorar os espaços que o adversário vai deixar.”

Nenhum comentário: