segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Corrida contra o tempo (28/12)

Paulo Galvão - Estado de Minas

Dezembro está chegando ao fim e, com isso, as férias dos jogadores do Atlético. Enquanto eles descansam, a diretoria corre contra o tempo para tentar fechar contratações. A intenção é ter pelo menos três reforços na reapresentação do grupo, marcado para 5 de janeiro. Novidade, até agora, apenas as voltas do lateral-esquerdo Thiago Feltri e do atacante Éder Luís, que estiveram emprestados a Goiás e São Paulo, respectivamente.
As negociações poderão ser fechadas a partir de amanhã, quando Bebeto de Freitas assume como diretor executivo do Galo. Como ele terá entre suas funções coordenar a parte financeira do clube, poderá ficar mais fácil para fazer ofertas aos atletas.
Será bom que isso ocorra, pois, dos principais clubes do futebol brasileiro, o alvinegro é o único a não ter contratado nenhuma jogador. Até mesmo os recém-promovidos à Série A do Nacional, como Santo André e Barueri, já se movimentaram e conseguiram reforçar suas equipes.
Agilidade será fundamental para a diretoria atleticana. Afinal, o ideal é que os contratados se apresentem com os demais atletas. Assim, fariam toda a pré-temporada, permitindo ao técnico Emerson Leão ter todos os jogadores em nível semelhante de condicionamento físico, além de poder avaliar o que tem de melhor para o começo da temporada 2009, na qual o Galo estréia em 25 de janeiro, enfrentando o Atlético, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro. Antes, porém, disputará o torneio de verão, entre 17 e 21, no Uruguai, que terá ainda Cruzeiro, Peñarol e Nacional.
Além de não ter contratado, o Atlético perdeu muitos atletas, cujos contratos se encerram neste mês, como o armador Petkovic. Até quem tinha compromisso por mais tempo, como o atacante Jael e o lateral César Prates, foram embora.
Se não surgirem novos rostos esta semana, o maior temor de Leão vai se concretizar: começar a preparação para 2009 sem ter 22 atletas para fazer nem sequer um treino coletivo. Atualmente, o Galo conta com apenas 23 profissionais, mas nem todos estarão à disposição no próximo mês. O armador Renan Oliveira, servindo à Seleção Brasileira Sub-20, só volta em fevereiro. Já o volante Serginho ainda se recupera de cirurgia no joelho direito e só voltará a trabalhar com os companheiros no meio do ano.
Inexperiente
Além de pequeno, o grupo atleticano é bastante jovem. Titulares neste fim de 2008, como os zagueiros Leandro Almeida e Welton Felipe, têm pouco mais de 20 anos. Também estão nesta condição o atacante Pedro Paulo e o goleiro Édson, sendo que o já citado Renan Oliveira completa 19 anos amanhã.
Acima de 25 anos, apenas três jogadores: o goleiro Juninho (27 anos), o zagueiro Marcos (33) e o atacante Marques (35). Este último foi o único a renovar contrato este mês.
Justamente para dar mais experiência, há também interesse dos dirigentes em renovar com o volante Élton, de 25 anos. As negociações, porém, não avançaram e está cada vez mais difícil que ele permaneça.

Nenhum comentário: