sábado, 20 de dezembro de 2008

Atlético é um dos únicos 'grandes' que ainda não se reforçou (20/12)

Mateus Castanha - Portal Uai

Restando pouco menos de um mês para a primeira partida da temporada 2009 - dia 17 de janeiro, contra o Cruzeiro, em Montevidéu, pelo Torneio do Uruguai - o Atlético corre contra o tempo para tentar montar uma equipe competitiva. A situação, no entanto, já começa a preocupar. Levando-se em conta apenas os grandes clubes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, o Alvinegro é único que ainda não anunciou a contratação de nenhum reforço para o ano que vem.
Após encerrar o Campeonato Brasileiro no modesto 12º lugar, o clube se movimentou pouco fora das quatro linhas. O único fato marcante foi a contratação do técnico Emerson Leão, que substituirá Marcelo Oliveira, dispensado pelo presidente Alexandre Kalil. Além disso, o Atlético também renovou o contrato do atacante Marques e trouxe de volta o lateral-esquerdo Thiago Feltri e o atacante Éder Luís, que estavam emprestados a Goiás e São Paulo, respectivamente.
Ao contrário do Galo, os demais clubes já começaram a buscar reforços. O rival Cruzeiro já acertou a contratação do atacante Soares, que defendia o Fluminense. Ele foi trocado pelo meia Leandro Domingues, desafeto do técnico Adílson Batista. Outro homem de frente que chegará à Toca da Raposa é Wellington Paulista, artilheiro do Botafogo em 2009, com 28 gols.
Já os quatro grandes clubes de São Paulo anunciaram nomes de expressão. Destaque para o Corinthians, que repatriou ninguém menos que o centroavante Ronaldo Fenômeno. Atual tricampeão brasileiro, o São Paulo contratou até agora cinco jogadores e deve estar ainda mais forte em 2009. Santos e Palmeiras também se movimentam nos bastidores a anunciaram bons nomes, como Lúcio Flávio, Madson (Santos) e Marquinhos e Cleiton Xavier (Palmeiras).
No Rio de Janeiro, as contratações são mais modestas. O Flamengo anunciou o Volante Douglas, ex-Atlético-PR e o meia Fellype Gabriel, ex-Portuguesa. O Fluminense trouxe Leandro Domingues e o zagueiro Xandão, que defendeu o Guarani-SP. Já no Botafogo, destaque para o atacante Reinaldo, que era pretendido pelo Atlético.
Internacional e Grêmio também prometem iniciar 2009 com a mesma força que encerraram a atual temporada. o Inter contratou apenas o goleiro Gottardi, ex-Portuguesa, mas conta com a excelente base que conquistou a Copa Sul-Americana. Já o Tricolor, vice-campeão Brasileiro, anunciou dois velhos conhecidos da torcida cruzeirense: os laterais Ruy e Fábio Santos.

Nenhum comentário: