sábado, 27 de dezembro de 2008

Renan Oliveira puxa a fila das revelações 2008 (27/12)

Com a confiança de Marcelo Oliveira, Renan se tornou titular e um dos principais nomes do Galo na temporada 2008
Rodrigo Fonseca - Portal Uai


Armador e mais seis jogadores vindos da categoria de base passaram a ser conhecidos pela torcida atleticana nesta temporada


Depois que amargou a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2005, o Atlético redescobriu um dos pontos fortes da história centenária do clube: a categoria de base. Em 2008, voltou a colher frutos do investimento nas divisões inferiores. A principal revelação foi o armador Renan Oliveira.
Aos 18 anos, o meia iniciou a temporada como grande promessa. Entre atuações apagadas e convocações para a Seleção Brasileira Sub-19, foi perdendo espaço na equipe. Somente a partir de agosto, com a chegada de Marcelo Oliveira, que foi seu treinador nos juniores, Renan Oliveira se firmou no time.
Chamou a atenção de todo o Brasil com grande exibição na vitória de 3 a 0 sobre o Flamengo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Depois, se destacou na arrancada final que afastou o risco de rebaixamento do Galo e que ainda classificou o clube à Copa Sul-Americana do próximo ano. Terminou o Brasileirão com seis gols marcados, um a menos que o zagueiro Leandro Almeida, artilheiro do time.
Na relação das novidades atleticanas em 2008 juntam-se a Renan Oliveira os laterais Sheslon e Luís Gustavo, o zagueiro Welton Felipe, o volante Denílson, o meia Yuri e os atacantes Raphael Aguiar e Pedro Paulo. Dois ganharam a posição de titular da equipe: Sheslon e Welton Felipe. O primeiro assumiu após o afastamento de Mariano, por motivos disciplinares. O segundo barrou o experiente Marcos.
No atual elenco, reforçam a lista de jogadores revelados pelo Galo, mas que já estão há mais tempo no profissional, o goleiro Édson, o zagueiros Leandro Almeida, os volantes Rafael Miranda e Serginho e o armador Tchô. Édson e Leandro Almeida terminaram a temporada como titulares. Os outros três tiveram suas seqüências de jogos interrompidas por causa de graves lesões.
Em 2009, o grupo de atletas oriundos das categorias de base do Atlético vai ganhar ainda mais dois “reforços”. O atacante Éder Luís e o lateral-esquerdo Thiago Feltri, que estavam emprestados ao São Paulo e ao Goiás, respectivamente, se reapresentam ao Galo em janeiro para a pré-temporada.“Estou muito feliz por esses meninos da base, o Sheslon, o Renan Oliveira, que está muito bem, o Leandro Almeida. O Atlético está de parabéns, sempre dando oportunidades para garotos que realmente vestem a camisa do Atlético com amor”, ressaltou o atacante Éder Luís.
Dois emprestados
Outros dois jogadores “pratas da casa”, com passagem pelo profissional do Galo, estão emprestados. O atacante Eduardo fica no Gaziantepspor, da Turquia, até 30 de maio do ano que vem. Já o volante Renan foi cedido ao Celta de Vigo, da Espanha, até 30 de junho da próxima temporada.

Nenhum comentário: