quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Mundança no Mineiro 2009


Campeonato com 12 equipes terá quartas-de-final na edição do próximo ano


A emoção dos campeonatos com “final” o torcedor encontra nos estaduais. O Campeonato Mineiro não será o mesmo em 2009. Isto porque a Federação Mineira de Futebol decidiu mudar a fórmula da disputa. Das 12 equipes que iniciam a disputa, oito avançarão para as quartas-de-final. Esta será a principal alteração no regulamento da competição que terá início no dia 25 de janeiro.
Os times se enfrentam em turno único no sistema de pontos corridos para definir os oito classificados, enquanto os dois últimos descem de divisão. A mudança na fórmula foi sugerida pelos próprios clubes em Arbitral. A medida é para evitar que alguns clubes fiquem inativos já no primeiro trimestre da temporada.
“O campeonato sempre fica entre Cruzeiro e Atlético, e esta mudança é para dar mais dinamismo à competição e atender aos próprios clubes”, afirmou o Chefe do Departamento de Futebol, Edmar Francisco Pires, ao site Justicadesportiva.com.br.
A idéia da Federação Mineira também é aumentar a média de público e a renda das equipes com o número maior de partidas. As quartas-de-final, semifinais e final serão disputadas em dois jogos. Porém, o artigo 9 do regulamento diz que os clubes mandantes deverão utilizar estádios com capacidade igual ou superior a 10 mil expectadores pagantes, o que veta outros estádios. O valor do ingresso também mudou. O preço mínimo passará de R$ 5 para R$ 10 em 2009.
A Federação foi uma das pioneiras a recomendar a não venda de bebidas alcoólicas nos estádios. E depois que a recomendação virou lei, a Entidade proíbe expressamente a venda e o consumo na parte interna dos estádios.

Nenhum comentário: