
CRUZEIRO VENCEU 3 JOGOS FORA DE CASA
Thiago Ribeiro fez um dos gols na vitória do Cruzeiro, como visitante, sobre o América-MG

Atlético-MG, que havia vencido Cruzeiro sem o mando, perdeu para o América em casa
Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Neste final de semana, será disputada a nona rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro. Nas oito anteriores, a competição vem se caracterizando pela dificuldade dos mandantes em fazerem o seu dever de casa. Em 48 jogos, os visitantes venceram 19 vezes, cinco a mais que os donos dos campos, que ganharam 14, número menor que o total de empates: 15.
Isso significa que as equipes que atuam longe de seus domínios, ostentam até agora, um aproveitamento de 39,58%, enquanto os donos da casa apresentam rendimento inferior, de 29,17% e os empates representam percentual de 31,35%. “Isso acontece porque quem joga em casa tem obrigação de sair para o jogo. A torcida quer gol a qualquer momento, quer que a equipe parta para o ataque. Assim, você se expõe e acaba sofrendo gols", avaliou o lateral-esquerdo Leandro, do Atlético-MG.
A situação é bem diferente do Campeonato Mineiro do ano passado, que foi vencido pelo Atlético-MG. Nas oito primeiras rodadas da fase de classificação do Estadual de 2010, que foi disputado pelos mesmos 12 clubes de agora, os donos dos campos dominaram com folga, ao vencerem 26 das 48 partidas, o que significa aproveitamento de 54,15%. Aconteceram 11 empates (22,92%) e 11 triunfos dos visitantes (22,92%).
Na oitava rodada do ano passado, por exemplo, todos os visitantes foram derrotados. Foram seis jogos com triunfos dos donos da casa. Na edição atual do Campeonato Mineiro, em sua quinta rodada, nenhum mandante ganhou, com três vitórias das equipes de fora e três empates.
Dois participantes ainda não venceram no Mineiro, casos de Ipatinga e Democrata-GV, lanterna e vice-lanterna, respectivamente. Outros dois times não conseguiram ganhar em seus domínios. O Villa Nova venceu três vezes, todas longe de Nova Lima. Já o Uberaba só ganhou uma vez e não foi no Uberabão.
Time que mais venceu no Estadual deste ano, o Cruzeiro, líder, com sete triunfos, ganhou três como visitante e quatro como mandante. Já Atlético-MG e América-MG, que ocupam a terceira e quarta colocações ganharam cinco partidas, três longe de seus domínios e só duas em casa.
O zagueiro atleticano Réver tem uma explicação para o Atlético ter vencido mais sem o mando de campo, incluindo o rival Cruzeiro, quando o derrotou por 4 a 3, em clássico a que somente a torcida adversária teve acesso à Arena do Jacaré. Segundo ele, os times que jogam em casa encontram dificuldades, porque a maioria dos times, principalmente os menores, jogam fechados, marcando forte, sem dar espaço.
MANDANTES À FRENTE NO PAULISTÃO
RESULTADOS QUANTIDADE PERCENTUAL
Vitórias mandantes 69 43,12%
Vitórias visitantes 49 26,25%
Empates 42 30,63%
Total 160 100%
“Em casa eles precisam sair um pouco mais e dão espaços. O que precisamos fazer é jogar em casa melhor, aproveitar este fator que pode ser decisivo, mas por outro lado continuar procurando vencer fora, que é um diferencial no final”, complementou Réver.
O meia cruzeirense Roger se mostrou surpreso com situação. "Não sei a explicação, mas pode ser pelo time da casa sair com a obrigação de vencer a qualquer custo, enquanto o time visitante joga mais equilibrado. É um número que me surpreende, porque não é costume ser visto", afirmou.
Para Fábio, a equipe da casa se arrisca mais nas partidas. "Toda partida exerce mais cobrança para quem joga em casa e isso faz com que a equipe tenha de sair mais para buscar a vitória. O importante é ter equilíbrio para não ser pego de surpresa e não gerar jogadas perigosas e riscos, tanto em casa quanto fora", disse o goleiro do Cruzeiro.
O América-TO, vice-líder, também ganhou cinco vezes, três dela nos campos dos adversários, incluindo as duas últimas, contra América-MG e Ipatinga, por 3 a 1 e 2 a 0, respectivamente.
O triunfo no Ipatingão foi um jogo antecipado pela nona rodada, que terá cinco jogos neste final de semana. Às 16h, deste sábado, América-MG e Funorte visitam, respectivamente, a Tupi e Uberaba. No domingo, às 16h, o Cruzeiro recebe o Guarani, em Sete Lagoas, enquanto o Villa Nova tenta seu primeiro triunfo como mandante diante da Caldense. Às 18h30, o Atlético-MG enfrentará o Democrata, em Governador Valadares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário