quinta-feira, 28 de abril de 2011

Atlético-MG tem dupla imbatível em campo


Guilherme Santos e Fillipe Soutto formam dupla imbatível no Atlético (Crédito das imagens: Bruno Cantini)


Fillipe Soutto e Guilherme Santos entraram na equipe titular do técnico Dorival Júnior e, desde então, Galo está invicto
Felipe Ribeiro
Thiago Fernandes
Publicada em 28/04/2011 às 07:00
Belo Horizonte (MG)
Após uma derrota para o Grêmio Prudente, rebaixado no Paulista, na Copa do Brasil, era natural que o técnico Dorival Júnior realizasse mudanças na equipe titular do Atlético. Com isso, Guilherme Santos e Fillipe Soutto começaram a figurar entre os 11 prediletos do comandante alvinegro e, com essa dupla em campo, o Galo está invicto na temporada.
Ambos entraram na equipe no duelo frente ao Democrata, em Governador Valadares, e desde então o Atlético não sabe o que é perder uma partida. Já são cinco jogos, quatro vitórias e apenas um empate. Sequência invicta que o elenco atribui à mudança de postura e a maior concentração dos atletas dentro de campo.
- Essa invencibilidade é muito mais importante para o Atlético do que individual, mas eu fico imensamente feliz por fazer parte do time nesta sequência de vitórias. O principal fator de estar fazendo com que a equipe melhore a cada jogo é a mudança de postura e o maior foco, maior concentração de todos os jogadores da equipe - analisou o volante Fillipe Soutto, que demonstrou felicidade por marcar presença nesta boa fase, em entrevista exclusiva ao LANCE!NET.
Almejando manter a série invicta do Atlético, o volante alvinegro já pensa no confronto do próximo sábado, diante do América. Para Fillipe Soutto, o Galo deve entrar em campo com bastante cautela e inteligência, sem abusar da vantagem que possui, pois o Coelho possui um excelente grupo de jogadores:
- Nosso objetivo é vencer, nós temos que vencer. Sabemos da nossa vantagem e não vamos correr riscos na defesa. Temos de ter a consciência de que o América tem uma equipe forte e se bobearmos ou entrarmos desligados no jogo, eles têm tudo para tirar a vantagem que conquistamos na primeira partida. O objetivo do Atlético é entrar no jogo para vencer, mas sabendo que temos de ter muita inteligência, cabeça fria para suportarmos o jogo e a pressão que, com certeza, terá do outro lado.
BATE-BOLA
Fillipe Soutto, exclusivo ao LANCE!NET
LANCE!NET: O bom momento da defesa atleticana tem a ver com sua entrada na equipe?
Fillipe Soutto: A defesa em si é quando o time está sem a bola no pé, não são somente os quatro de trás, o goleiro e os dois volantes. A defesa começa a partir do momento que o time perde a bola e tem que recuperá-la. A mudança de postura, o entendimento dos atacantes, dos meias facilitaram para que a bola chegasse menos viva para a defesa solucionar o problema.
L!NET: Como está a adaptação à nova função no profissional?
Fillipe Souto: Eu tenho de ficar mais por trás, por saber que temos dois jogadores mais ofensivos do que eu e Serginho. Então, eu tenho de ficar firme, pois minha marcação é muito mais importante neste momento.
L!NET: Tem preferência por atuar de alguma maneira? Algum jogador em quem se inspira?
Fillipe Soutto: Eu costumo ver o Xavi jogando. Como ele está no Barcelona, o maior time da atualidade, eu costumo observar como ele se porta dentro de campo, porque é mais ou menos a função que eu tento exercer dentro do Atlético. Ele tem uma qualidade técnica que é incrível e fico admirado em ver o tanto que ele é tranquilo, o tanto que ele é sereno para jogar com a bola nos pés e na recomposição defensiva.
L!NET: A recuperação de Richarlyson, que era titular antes de você entrar na equipe, te incomoda de alguma forma?
Fillipe Soutto: Eu tenho que pensar sempre em fazer o meu melhor pra ter oportunidade de jogar. Eu tenho de saber que eu qualidade, condições para jogar com a camisa do Atlético. Ele (Richarlyson) é um grande jogador, tem tudo para voltar a atuar pelo Atlético, tem muita qualidade para isso e essa será uma boa dor de cabeça para o professor Dorival Júnior. Eu tenho certeza que quem entrar vai dar conta do recado e fará bem feito a função que lhe pedirem.
L!NET: Tem uma marca impressionante em sua carreira, você nunca perdeu no elenco profissional. Qual a importância para você?
Fillipe Soutto: Com certeza, essa marca é muito importante para a minha carreira. É claro que jogador de futebol não vive só de vitórias durante a carreira, mas enquanto eu puder e tiver a graça de Deus para continuar vencendo e ter uma carreira vitoriosa, quanto maior o tempo que eu puder ficar sem perder, será muito gratificante e, com certeza, importante para a sequência da minha carreira. Claro que um dia eu vou perder, porque futebol não é feito só de flores. Derrotas acontecem, mas enquanto eu puder evitá-la, principalmente em um momento de decisão como esse do Atlético, eu fico feliz. Esse será o meu objetivo.
Esta é a maior série invicta do Atlético na temporada
O Atlético vive uma de suas melhores fases na temporada. Já são quatro vitórias e apenas um empate, entre Campeonato Mineiro e Copa do Brasil. Com isso, o Alvinegro atinge uma série de cinco jogos imbatíveis, com quatro vitórias e apenas um empate.
A atual sequência invicta do Galo teve início na vitória sobre o Democrata/GV, pelo Campeonato Mineiro. A partir daí, o Atlético empatou contra o Grêmio Prudente, pela Copa do Brasil, e venceu Caldense, América/TO e América, respectivamente. Todas as três partidas eram válidas pelo Estadual.
Apenas os cinco primeiros jogos do ano foram melhores que o momento atual do clube. Se no princípio de 2011, o Galo alcançou um aproveitamento de 100%, agora, o Alvinegro possui um aproveitamento de 87%.
Soutto nunca perdeu como profissional
Embora esteja se firmando na equipe profissional apenas nesta temporada, o volante Fillipe Soutto estreou pelo time principal do Atlético em 2010. A primeira partida do jogador foi no empate sem gols diante do Ceará, pela edição passada do Campeonato Brasileiro.
Além do confronto frente ao Vovô, disputado no Castelão, o volante ainda jogou contra o Atlético-GO. Naquela ocasião, Fillipe Soutto foi improvisado na lateral-esquerda e ajudou o Galo a conquistar uma vitória, que ajudou o Alvinegro a escapar do rebaixamento na competição nacional.

Nenhum comentário: