sábado, 23 de abril de 2011

Jovens frente a frente


Fillipe Soutto e Otávio estarão em campo no primeiro clássico das semifinais do Mineiro
Inexperientes, mas com muita vontade de vencer, zagueiro alviverde Otávio e volante alvinegro Fillipe Soutto têm grandes chances de se firmar, pois jogam o clássico neste domingo
Roger Dias - Estado de Minas
Renan Damasceno - Especial para o EM
Publicação:23/04/2011 15:55
Atualização:23/04/2011 15:59
Eles têm a mesma idade: 20 anos. Pouca experiência no profissional, sobretudo em clássicos, mas esbanjam vontade e determinação para vencer por suas equipes. Com muito trabalho e animação, o zagueiro Otávio, que conquistou a confiança do técnico Mauro Fernandes no América, e o volante Fillipe Soutto, aproveitado por Dorival Júnior na ausência de Richarlyson no Atlético, estarão frente a frente, amanhã, às 16h, na Arena do Jacaré, no primeiro confronto das semifinais do Campeonato Mineiro. Além de conquistar a posição de titular, ambos têm sede de bola e vontade de conquistar vitórias e títulos.
Otávio ainda tem pouco costume com as palavras. Muito tímido nas entrevistas, fala baixo e tenta esconder o rosto das câmeras. Entretanto, o talento com a bola foi capaz de convencer Mauro Fernandes de que merece um lugar entre os que começarão diante do Galo. Com ótimo posicionamento, o jovem chegou a desbancar o experiente Micão, titular na conquista da Série C do Brasileiro (2009) e da campanha do acesso à elite nacional, ano passado.
Ele tem muitos sonhos: firmar-se na equipe, ao lado de Gabriel Santos, e conquistar o título mineiro, inclusive para homenagear o armador William Morais, assassinado recentemente no Bairro Santa Terezinha. Na visão do zagueiro, a oportunidade de enfrentar o Atlético premia o bom trabalho nos últimos treinos: “Todos querem atuar em um clássico, porque é um jogo muito especial. Temos que estar ligados no adversário, pois o adversário tem habilidade para segurar a bola. Não podemos dar espaços”.
No empate com o Villa Nova (2 a 2), no Castor Cifuentes, atuou improvisado na lateral esquerda e foi elogiado pelo treinador. Agora, volta à posição de origem (no lugar do próprio Micão, suspenso) e espera anular com eficiência o atacante Ricardo Bueno: “Jogarei novamente na defesa e estou preparado. Vencemos o clássico, na fase inicial, e o Atlético quer a revanche. Por isso, todo o cuidado é pouco”.
Professor
Fillipe Soutto acaba de completar 20 anos. Revelado nas categorias de base do Atlético, o volante disputará a sétima partida como profissional. No último Brasileiro, foi titular no empate com o Ceará (0 a 0) e improvisado na lateral esquerda na vitória sobre o Atlético-GO (3 a 2), ambas fora de casa. Este ano, teve a incumbência de substituir Richarlyson, com estiramento no joelho direito, no triunfo sobre o Democrata-GV (3 a 1), fora, pela nona rodada do Mineiro, e conquistou a confiança do técnico Dorival Júnior e da torcida. Desde então, esteve em campo contra Caldense, Prudente (pela Copa do Brasil) e, na goleada sobre o América-TO, por 7 a 1, domingo, jogou os 90 minutos.
O jovem garante que não sente a pressão. “Quem está na base tem a facilidade de conhecer de perto o que representa a torcida e a cobrança. Mas quem entrar e for solicitado sabe do que se cobra e do que se espera de um jogador do Atlético”, afirmou o volante, que, apesar da pouca idade, fala como veterano. “A pressão existe para quem é novo ou velho. Se ganho a oportunidade, hoje, tenho que encarar com normalidade.”
Seguro no discurso tal qual no meio-campo, o volante já tem história para contar aos colegas que deixou na base: “Mantenho contato com o pessoal lá de baixo, deixei amigos, e sei que o sonho que estou realizando todos têm. Vão conseguir subir se trabalharem e se dedicarem. Eu converso sempre com os meninos. Eles vêm treinar contra a gente e aprendem como é o trabalho. Tento passar a experiência para os companheiros”.
Otávio Henrique Silva
Nascimento: 10/10/1990, em Divinópolis
Posição: zagueiro
Altura e peso: 1,84m e 76kg
Jogos: 39
Gols: 1
Fillipe Soutto Mayor
Nogueira Ferreira
Nascimento: 11/3/1991, em Belo Horizonte
Posição: volante
Altura e peso: 1,77m e 70kg
Jogos: 6
Gols: 0

Nenhum comentário: