sexta-feira, 8 de abril de 2011

Em meio à crise, jovens da base atleticana viram opções com Dorival 08/04/2011 - 07h02


Fillipe Soutto estava perto de sair, de acordo com Dorival Júnior, e agora é titular do Atlético-MG
Bernardo Lacerda
Em Vespasiano (MG)
Com a saída de peças importantes do elenco principal, somada às lesões de outros jogadores, o Atlético-MG precisará se voltar, mais uma vez, para a divisão de base para ‘reforçar’ o elenco principal. Jovens jogadores, que no planejamento inicial para a temporada deveriam apenas compor o grupo, passaram ser opção até mesmo como titular, em um momento complicado para a equipe, que acaba de ser eliminada da Copa do Brasil pelo Grêmio Prudente.
“Futebol é muito dinâmico, as coisas mudam rapidamente, prova disso é que há 20 dias o Fillipe estava pensando em uma saída e hoje se tornou titular da equipe por méritos, então temos de conviver com isso”, exemplificou Dorival Júnior, referindo-se ao volante Fillipe Soutto, de 20 anos. Formado na base do clube, onde atuou também de lateral-esquerdo, o atleta vinha treinando com o time principal desde o começo do ano a pedido de Dorival Júnior.
Com contusões de Richarlyson e Toró, além da saída de Zé Luís, dispensado por quebra de hierarquia, juntamente com o meia Ricardinho, Soutto ganhou oportunidade de ser titular, nos dois últimos jogos do Atlético-MG. Ele atuou na vitória sobre o Democrata-GV, por 3 a 1, pelo Mineiro, e no empate com o Grêmio Prudente, em 0 a 0, que resultou na eliminação do time da Copa do Brasil. O jovem volante agradou o técnico Dorival Júnior que confirmou que o atleta deverá permanecer como titular.
“As saídas aconteceram, não fico lamentando, a diretoria é capaz o suficiente e tem todas as condições, estamos conversando diariamente, sentindo as necessidades e carências. Estamos trabalhando com muita intensidade em busca das soluções. Não fico lamentando, perdemos um jogador, todos os times perdem, vamos buscar alternativas no nosso elenco”, acrescentou Dorival Júnior.
E essas alternativas internas passam por jogadores formados no próprio clube. Antes mesmo das dispensas de Zé Luís e Ricardinho, jovens atletas tiveram suas chances, casos dos meias Leleu, que estreou na derrota para o Grêmio Prudente, por 2 a 1, no jogo de ida, e de Bernard, que chegou a ser improvisado como lateral-direito. O também meia Wendell entrou no segundo tempo da vitória sobre o Democrata, em Governador Valadares.
Além desses atletas, o elenco principal do Atlético conta com outros igualmente formados na base do time, casos do goleiro Paulo Victor, do zagueiro Sidimar, que se recupera de lesão, do lateral-esquerdo Eron, do meia Giovanni Augusto e do atacante Wescley.
Com a eliminação na Copa do Brasil, o atacante Guilherme, cujo nome apareceu no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, na última quarta-feira, só poderá estrear no Campeonato Brasileiro. Mesmo caso dos futuros reforços, como o volante Dudu Cearense, que deverá ser oficializado nesta sexta-feira, já que o período de inscrições do Mineiro se encerrou.
Desta forma, a prata da casa passa a ser uma alternativa importante. Utilizar a base em momentos complicados não é novidade na história do Atlético. No ano passado, o goleiro Renan Ribeiro ganhou sua primeira oportunidade como titular com o técnico Dorival Júnior, após o fracasso de muitos arqueiros mais experientes, como Carini, Aranha, Fábio Costa e Marcelo. O jovem jogador entrou na equipe que se salvou do rebaixamento.
Outros jogadores formados no time de base do Atlético têm atuado como titulares: o meia Renan Oliveira, que voltou de empréstimo ao Vitória a pedido de Dorival Júnior, no ano passado, e o volante Serginho, promovido ao time principal em 2009. Porém, o jogador sofreu duas lesões no joelho, ficando fora dos gramados, no total, por mais de um ano.
No meio do ano passado, Serginho voltou a ficar à disposição e ganhou a vaga de titular no meio-campo atleticano. O zagueiro Werley, subiu também em 2009, quando teve a sua primeira oportunidade improvisado como lateral-direito. O jogador tornou-se titular da zaga, mas, recentemente perdeu esta condição para Leonardo Silva.

Nenhum comentário: