quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Goleadas e quedas de técnicos "assombram" Atlético-MG em São Januário 08/09/2010 - 07h08

Gustavo Andrade
Em Vespasiano (MG)

Palco do jogo entre Atlético-MG e Vasco nesta quinta-feira, às 21h (horário de Brasília), São Januário traz lembranças recentes negativas ao clube mineiro e, principalmente, aos seus treinadores. Os dois últimos confrontos no estádio impuseram goleadas vascaínas e demissões de técnicos atleticanos.
Em 2008, no último jogo entre Atlético e Vasco em São Januário, o alvinegro mineiro foi derrotado por 6 a 1, na maior goleada da história do confronto entre as duas equipes. O revés custou o cargo de Alexandre Gallo, que, em 14 jogos no comando da equipe, venceu apenas quatro. Para o seu lugar foi efetivado o ex-técnico da equipe júnior, Marcelo Oliveira, atualmente no Paraná Clube.
Na edição anterior do Campeonato Brasileiro, o Atlético também foi goleado pelo Vasco em São Januário. Naquela oportunidade, o técnico Zetti foi demitido após a derrota por 4 a 0 e sucedido por Emerson Leão no comando da equipe.
Desta vez, apesar de o Atlético estar na zona de rebaixamento há dez rodadas, o técnico Vanderlei Luxemburgo tem o respaldo do presidente Alexandre Kalil, que já declarou que o treinador não será o “bode expiatório” da má campanha no Campeonato Brasileiro. O próprio treinador afirma que não pedirá demissão antes do fim de seu contrato, em dezembro de 2011.
Entretanto, para conseguir um resultado positivo em São Januário, Vanderlei Luxemburgo precisará reverter um tabu de cinco jogos disputados ao longo dos últimos oito anos. A última vitória atleticana diante do Vasco, no estádio do adversário, ocorreu em 4 de setembro de 2002, por 2 a 1.
Para Daniel Carvalho, a dificuldade a ser encontrada em São Januário será apenas mais uma no Campeonato Brasileiro. “É complicado como todos os jogos estão sendo, tanto em casa quanto fora. Todos os jogos do Brasileiro estão muito difíceis. Já joguei lá, sei o tanto que é complicado. O Galo está tendo dificuldade, independente de ser dentro ou fora, então temos de passar por cima de todos os problemas que estamos enfrentando e sair dessa situação”, avaliou.
Apesar de o time mineiro ter vencido o Vasco por 2 a 1 no primeiro turno, no Mineirão, o lateral-esquerdo Leandro lembrou que o agora técnico da equipe carioca, Paulo César Gusmão, já derrotou o Atlético na capital mineira, por 1 a 0, quando comandava o Ceará.
“Não é momento de escolher adversário. O treinador que está lá nos venceu dentro do Mineirão com o Ceará. Ele sabe da nossa qualidade e do nosso defeito. Nós também sabemos da qualidade do Vasco, mas não é momento de escolher adversário. Temos de vencer, o segundo turno é outra competição para nós e temos que somar o maior número de pontos possível”, observou.

Nenhum comentário: