sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Veja a linha do tempo de Luxemburgo no Atlético-MG Publicada em 24/9/2010 às 1:09

Técnico foi demitido após derrota para o Fluminense

A contratação de Vanderlei Luxemburgo pelo Atlético-MG em dezembro do ano passado foi a aposta mais alta que o clube poderia ter feito para voltar a conquistar um título de expressão, que não vem desde o Campeonato Brasileiro de 1971.
Quando o presidente Alexandre Kalil anunciou o acordo com o treinador, a torcida atleticana foi ao delírio, comemorou como uma conquista, recebeu o técnico na sede de Lourdes e passou a sonhar com dias melhores.
Em sua primeira entrevista, Luxa garantiu que conquistaria algo importante para o Galo. Não garantiu que seria nesta temporada, mas deixou bem claro que um título de grande importância seria alcançado ao longo dos dois anos de contrato.
O agora ex-comandante atleticano tinha um projeto de já em 2011 estar com o Atlético-MG na Libertadores. Para alcançá-lo, seria necessário o título da Copa do Brasil, estar entre os primeiros do Brasileirão ou ganhar a Sul-Americana.
Mas Luxemburgo fracassou em todas as tentativas e o máximo que conseguiu foi levar o Campeonato Mineiro. Mas isso não fez diferença nenhuma, já que na sede da instituição já haviam outras 39 taças dessa competição.
Depois do título estadual, o time até fez dois bons duelos contra o Santos pelas quartas de final da Copa do Brasil. Motivado pelas provocações de Neymar & Cia., o Galo venceu um jogo, perdeu o outro e no saldo de gols foi eliminado.
Flu goleia o Galo e Luxa é demitido
Com isso, as fichas estavam depositadas no Campeonato Brasileiro, competição que ele sempre foi considerado especialista por conta das cinco conquistas. Porém, no comando alvinegro, Luxa parecia ter perdido a mão.
Em 24 jogos, perdeu incríveis 15, venceu apenas seis, empatou três e ainda viu sua defesa ser a mais vazada com 45 gols sofridos. O aproveitamento de míseros 29% mostra bem o fiasco do comandante.
E Luxemburgo só durou todo esse tempo graças a uma dose cavalar de boa vontade de Kalil. Fosse outro técnico, fatalmente teria perdido o emprego quando ainda na sétima rodada a campanha era de duas vitórias e cinco derrotas.
Mas perder de 5 a 1 para o Fluminense, com o time em mais uma atuação pífia, numa semana cercada de discursos de reação, comprometimento e profissionalismo, nem a fase light do presidente alvinegro foi capaz de suportar.
Ainda restaria a Sul-Americana para manter o projeto. Na bacia das almas o Atlético-MG se classificou diante do Grêmio-PP (lanterna do Brasileirão). Mas o jogo pelas oitavas de final já será uma tarefa para o próximo treinador.
Linha do tempo de Luxemburgo no Galo:
8 de dezembro de 2009:
Kalil anunciou em seu Twitter que Luxemburgo foi contratado.
"Luxemburgo vem aí", escreveu o presidente9 de dezembro de 2009:
Começo do projeto
Treinador não promete títulos, mas garantiu que iria conquistá-los.
20 de fevereiro de 2010:
Primeira derrota e justamente para o rival
Luxa estreou contra o Cruzeiro com derrota por 3 a 1 e saiu fazendo gestos para a torcida celeste.
2 de maio de 2010:
Título mineiro
Ao derrotar o Ipatinga por 2 a 0, o Galo de Luxa faturou o 40º Estadual. Mas era muito pouco perto do projeto que havia sido elaborado pelo treinador.
6 de maio de 2010:
Polêmica com Meninos da Vila
Na comemoração do título paulista Robinho, Neymar & Cia. provocaram Luxa, que enfrentaria o Santos pela Copa do Brasil. O treinador não gostou da atitude e foi criada a polêmica.
19 de maio de 2010
Aposentadoria do Xodó
Luxemburgo vetou a renovação de contrato do atacante Marques até o fim do ano. O ídolo da torcida ficou profundamente chateado e a torcida começou a ver o treinador com outros olhos.
21 de julho de 2010:
Começo da agonia
O Atlético-MG perdeu para o Inter, em casa, e entrou na zona de rebaixamento na décima rodada. O campeonato já está com 24 jogos e o Galo não conseguiu sair da degola.
1º de agosto de 2010:
Manteiga virada
Já com uma série de maus resultados, Luxemburgo perdeu mais um clássico mineiro e explicou falando que a manteiga estava caindo para o lado errado.
11 de agosto de 2010:
Sobrevida I
O Atlético-MG venceu o Grêmio-PP com um gol aos 48 minutos do segundo tempo e se classificou na Sul-Americana. A maneira como foi conquistado o resultado dava esperança de reação.
12 de setembro de 2010:
Torcida grita: "Adeus, Luxa!"
Outra vez vencendo o time de Presidente por 1 a 0 e no fim do jogo, mas pelo Brasileirão, o treinador conseguiu calar temporariamente os gritos de "Adeus, Luxa!"
21 de setembro de 2010:
Kalil garante permanência de Luxa
O presidente alvinegro foi à Cidade do Galo e disse à imprensa que Luxemburgo seria mantido como treinador, apesar de não ter certeza da decisão ser correta.
24 de setembro de 2010
Fim do projeto!
Depois de perder em casa para o Vitória, mesmo jogando com um homem a mais, e da goleada imposta pelo Fluminense por 5 a 1, o presidente Alexandre Kalil perdeu a paciência e demitiu Luxemburgo.
Números de Luxemburgo no comando do Galo:
Jogos: 53
Vitórias: 22
Derrotas: 19
Empates: 12
Gols marcados: 94
Gols sofridos: 75
Aproveitamento: 49%

Nenhum comentário: