
Zagueiro Dedé, do Vasco da Gama, disputa a bola com o atleticano Diego Souza
Ricardinho, de pênalti, aos 39min do 2º tempo, evitou mais uma derrota atleticana
Diogo Finelli - Portal Uai
Publicação:09/09/2010 22:59
O Atlético fez um jogo equilibrado com o Vasco, nesta quinta-feira, levou 1 a 0 na primeira etapa, mas conseguiu o empate nos minutos finais, em São Januário, em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, a primeira do returno. O ex-atleticano Éder Luís fez o gol vascaíno, enquanto Ricardinho, de pênalti, deixou tudo igual para o Galo.
Com o resultado, o Atlético chegou aos 18 pontos, e se manteve na 17ª colocação. No domingo, o Galo recebe o Grêmio Prudente, à 16h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Mesmo se vencer, o Galo não deixará a zona de rebaixamento na próxima rodada, já que o Flamengo, primeiro time fora da zona da degola, soma 22 pontos.
O jogo
O Vasco levou o Atlético para o seu campo de defesa nos primeiros cinco minutos, mas não teve nenhuma chance clara de gol. Aos 7min, no entanto, foi o Galo quem quase abriu o placar. Daniel Carvalho encontrou Fabiano na área, mas o goleiro Fernando Prass dividiu com o meia e afastou o perigo. Na sequência, Serginho arriscou um chute de fora da área, e a bola passou à direita do gol vascaíno.
Até os 25min, o Vasco esteve mais perto do gol, mas insistia em cruzar bolas para a área do Atlético. A defesa fazia seu papel e afastava. Quando os vascaínos arriscaram de longe, mandaram a bola por cima do gol de Fábio Costa.
Aos 28min, o meia Fabiano reclamou de dores e deixou o gramado para ser atendido, mas voltou um minuto depois. Aos 34min, Rafael Carioca arriscou um chute de perna esquerda, de fora da área, e Fábio Costa pegou em dois tempos.
Mas aos 37min, o Vasco, que atacava, mas sem muito perigo, abriu o placar. Éder Luís chutou da entrada da área, no ângulo, sem chances de defesa para Fábio Costa. O ex-atleticano não comemorou, mas foi abraçado pelos companheiros.
Mudanças e empate Para a segunda etapa, o técnico Vanderlei Luxemburgo mexeu na equipe atleticana, fez duas alterações e colocou o time no esquema 4-4-2. Saíram o zagueiro Lima e o volante Serginho e entraram o meia Ricardinho e o atacante Neto Berola.
O Vasco voltou o mesmo do primeiro tempo, mas PC Gusmão mexeu no ataque aos 10min: saiu Nunes para a entrada do jovem Nilson. Cinco minutos depois, a alteração foi no meio-campo, com a entrada de Felipe Bastos no lugar de Fumagalli.
A entrada de Neto Berola deu maior movimentação ao lado direito do ataque, mas a equipe não conseguia chegar ao gol adversário. Já o Vasco diminuiu o ritmo do primeiro tempo, e parecia focar mais na marcação.
Aos 18min o Atlético quase empatou. Daniel Carvalho cobrou falta frontal e mandou a bola no pé da trave. No rebote, a defesa vascaína mandou para longe. No minuto seguinte, Luxemburgo fez a terceira e última mudança no Galo, sacando Fabiano e colocando o equatoriano Mendez. Aos 24, Éder Luís deixou o campo para a entrada de Jonathan.
Aos 34min, Ricardinho sofreu falta no meio-campo. Daniel Carvalho bateu rápido e lançou para Neto Berola na direita. O atacante tentou o drible e sofreu nova falta, na intermediária vascaína. Na cobrança, Daniel Carvalho chutou e Fernando Prass segurou firme.
E a grande chance do empate aconteceu aos 38min. Daniel Carvalho tentou a jogada individual pela direita, entrou na área e foi derrubado por Nílton. Pênalti. Ricardinho cobrou e fez o gol da igualdade em São Januário: 1 a 1.
No último minuto, o Vasco teve uma falta na entrada da área. Felipe Bastos cobrou com força e a bola desviou na defesa atleticana. (UAI)
Ficha técnica
Vasco 1 x 1 Atlético
Vasco
Fernando Prass; Fagner, Dedé, Titi e Jumar; Nílton, Rafael Carioca, Rômulo e Fumagalli (Felipe Bastos, aos 15min 2ºT); Éder Luís (Jonathan, aos 24min 2ºT) e Nunes (Nílson, aos 10min 2ºT). Técnico: Paulo César Gusmão
Atlético
Fábio Costa; Werley, Lima (Neto Berola, no intervalo) e Réver; Diego Macedo, Rafael Jataí, Serginho (Ricardinho, no intervalo), Fabiano (Mendez, aos 19min 2ºT) e Eron; Daniel Carvalho e Diego Souza. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols:
Éder Luís (Vasco), 37min 1ºT
Ricardinho (Atlético), 39min 2ºT
Cartões amarelos:
Rômulo (Vasco), 15min 2ºT
Rafael Jataí (Atlético), 34min 2ºT
Eron (Atlético), 43min 2ºT
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: Quinta-feira, 9 de setembro de 2010, às 21h (de Brasília)
Árbitro: Cléber Wellington Abade (SP)
Auxiliares: Anderson José de Morais Coelho (SP) e João Bourgalber Nobre Chaves (SP)
Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário