terça-feira, 7 de setembro de 2010

Em campo apenas na quinta, Atlético torce contra 'concorrentes' na quarta-feira


Galo pode sair da zona de rebaixamento com derrota do tricolor gaúcho, que joga em casa, e vitória sobre o Vasco no Rio

Diogo Finelli - Portal Uai

Publicação:07/09/2010 16:38


Depois de terminar a primeira metade do Campeonato Brasileiro entre os quatro piores da competição, o Atlético corre para sair da zona de rebaixamento o mais rápido possível. Diferente do jogo de domingo, contra o São Paulo, quando dependia apenas de suas forças para deixar a zona da degola, o Galo volta a depender de outro resultado para sair da zona vermelha na primeira rodada do returno. Se na quinta-feira o adversário será o Vasco, no Rio de Janeiro, o ‘alvo’ atleticano na quarta-feira será, mais uma vez, o Grêmio.

Contra o São Paulo, no Ipatingão (derrota por 3 a 2), o Atlético entrou em camposabendo que uma vitória simples o deixaria fora da zona de rebaixamento, uma vez que se igualaria em número de pontos com o tricolor gaúcho (20), e, como levaria vantagem no número de vitórias (seriam seis contra quatro dos gaúchos), encerraria sua participação no primeiro turno em 16º lugar, deixando o Grêmio para trás, em 17º.
Essa situação, de entrar em campo no domingo contra o São Paulo precisando fazer apenas o ‘dever de casa’ só se deu graças ao empate do Grêmio, no sábado, por 2 a 2, com o Botafogo, no Engenhão. O time gaúcho perdia por 2 a 0, mas reagiu e, com dois gols de Jonas, obteve a igualdade.
Já na primeira rodada do returno, apesar de o Grêmio jogar na quarta-feira e o Atlético na quinta, a situação será diferente. Desta vez os gaúchos vão jogar em casa, no estádio Olímpico, às 19h30, contra o Atlético-GO, que soma os mesmos 17 pontos que o Galo (está atrás por ter quatro vitórias, uma a menos que os mineiros). Se o Grêmio vencer (chegaria aos 23 pontos) ou empatar (passaria para 21 pontos) com o Dragão, o Atlético, automaticamente, permanecerá na zona de rebaixamento, mesmo que vença o Vasco na quinta-feira (o Galo chegaria aos 20 pontos).
Em caso de empate no Olímpico, o Atlético-GO ficaria com um ponto a mais que o alvinegro minero, o que forçaria o Galo a, pelo menos, empatar com o Vasco em São Januário, para não cair uma posição. Já em caso de vitória dos goianos em Porto Alegre, o Dragão passaria não só o Atlético, mas o próprio Grêmio, que voltaria a fazer parte da zona da degola.
Em resumo, apenas uma possibilidade pode deixar o Galo fora da zona de rebaixamento já na primeira rodada do returno (claro, se o Alvinegro vencer o Vasco no Rio): vitória do Atlético-GO sobre o Grêmio em Porto Alegre. Desta forma, Atlético, Atlético-GO e Grêmio ficariam com 20 pontos cada, com o Galo na 16ª posição no critério de número de vitórias (seis contra cinco dos goianos e quatro dos gaúchos, que ficariam, respectivamente em 17º e 18º lugares, ambos na zona da degola).
Já pensando a longo prazo, os atleticanos têm que torcer para as equipes que estão fora, mas perto da zona de rebaixamento, no caso Vitória e Flamengo (ambos somam 22 pontos e jogam na quarta-feira, os baianos recebem o Palmeiras e os cariocas pegam o São Paulo no Morumbi) e Avaí (que tem 23 pontos e joga na quinta-feira contra o Grêmio Prudente no interior paulista).
Catástrofe
Quem pode complicar a vida de Atlético e Atlético-GO, que atuam fora nesta primeira rodada, é o Grêmio Prudente. A equipe paulista entra em campo na quinta-feira, às 21h, no estádio Prudentão, contra o Avaí, que está em queda livre na tabela de classificação (caiu da 3ª para a 13ª posição nas últimas seis rodadas). Aliás, neste momento, e pensando a longo prazo, não seria interessante uma vitória do time catarinense.
Em caso de derrota de Galo e Dragão, e se vencer seu jogo, o Prudente chegaria aos 19 pontos, e deixaria a dupla atleticana para trás, mesmo que ainda na zona vermelha. Com um empate, o time paulista se igualaria em pontos com Atlético e Atlético-GO (17) e brigaria com os goianos pela 18ª posição nos critérios de desempate (o número de vitórias de ambos é o mesmo, quatro). (UAI)

Nenhum comentário: