quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Campanha pelos 30 pontos

Alvinegro começa o returno hoje, diante do Vasco, sabendo o que terá de fazer para não ser rebaixado

Ludymilla Sá - Estado de Minas

Publicação:09/09/2010 07:00

O Atlético iniciará, hoje, contra o Vasco, às 21h, em São Januário, a campanha por 30 pontos dos 57 em disputa no returno do Campeonato Brasileiro. Assim, acredita que evita o rebaixamento, como ocorreu ano passado com o Fluminense, que fez 47 pontos e foi o último clube a escapar da degola.
O confronto, porém, não será dos mais fáceis para o alvinegro. O time carioca está invicto há 11 rodadas (cinco vitórias e seis empates pós-Copa do Mundo da África do Sul) e o Galo amarga a zona perigosa há 10 rodadas. Mais do que enfrentar um adversário difícil, a equipe mineira não tem bom retrospecto contra o rival em São Januário. Dos 15 confrontos entre os clubes no local, perdeu 10, empatou três e venceu duas partidas.
Para pôr fim ao tabu e tentar superar a crise, o técnico Vanderlei Luxemburgo promoverá alterações. O zagueiro Jairo Campos, recuperado de estiramento muscular na coxa, é uma delas. Ele formará dupla de zaga com Réver. Para o defensor, os atleticanos enfrentarão o time cruz-maltino sem direito a errar. “Temos de ser inteligentes e não cometer erros, pois eles podem nos prejudicar. Temos de estar 100% concentrados. Tem de ser assim. Sofremos bastante no primeiro turno e temos de esquecer tudo o que ocorreu. Infelizmente, viramos o primeiro turno na zona de rebaixamento. Mas agora é a hora da virada.”
O lateral-esquerdo Leandro, recuperado de contusão, deve retornar ao time na vaga de Eron. O volante Edison Mendez e o armador Diego Souza, de volta de suspensão, ocupam os lugares de Rafael Jataí e Ricardinho, respectivamente. Com Obina suspenso (terceiro cartão amarelo), Daniel Carvalho, outro recuperado de lesão, deve formar dupla de frente com Neto Berola.
Luxemburgo não confirma a escalação. Ontem, ele orientou treino com portões fechados e a entrada da imprensa só foi liberada uma hora depois. Em outras ocasiões, no entanto, o treinador havia afirmado que esse seria o time mais próximo do ideal, incluindo o atacante Diego Tardelli, que não enfrentará os cariocas por causa de lesão na coxa.
VENCER OU VENCER Independentemente dos titulares, Diego Souza afirma que o Galo não tem outra opção senão vencer. “O mais importante agora é estar junto dos companheiros. Vamos procurar jogar no erro do adversário, fazer como eles fazem com a gente. Vencemos o jogo contra o Goiás e foi quando marcamos bastante. Tem de ser assim. Jogamos no erro deles. Vocês podem ter a certeza de que o time que entrará amanhã (hoje) será muito forte fisicamente e aguerrido e que vai dar muito trabalho para o Vasco.”
Mais do que derrotar o time carioca, os atleticanos precisam de uma sequência no campeonato. Para dar tranquilidade e reconquistar, sobretudo, a confiança dos torcedores, segundo o armador. “A gente sabe da situação e estamos tentando as vitórias em todos os jogos. O campeonato já está pela metade e temos de reagir o mais rapidamente possível. Resta-nos somente ganhar os jogos e ter uma sequência. O jogo contra o Vasco, que está sem perder há algum tempo, será difícil. Mas trabalhamos muito para superá-los”, assegura o jogador.

Nenhum comentário: