quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Virada garante os 100%

Galo se impõe diante do América-TO, mas leva gol, só conseguindo marcar dois no segundo tempo. Richarlyson, como em jogo-treino, erra um pênalti
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:06/02/2012 07:00
O Atlético continua com 100% de aproveitamento no Campeonato Mineiro depois de vencer o América-TO, em Teófilo Otoni, por 2 a 1, de virada, ontem, pela segunda rodada. Mas não foi fácil. O time alvinegro teve muito trabalho e por pouco não teve seu primeiro tropeço na competição. O gol da vitória, marcado por Mancini, só saiu aos 40min do segundo tempo.
O resultado dá tranquilidade para o técnico Cuca tentar fazer a equipe evoluir. O próximo compromisso será sábado, quando o Galo receberá a Caldense, na Arena do Jacaré. Um dos pontos a serem acertados é a cobrança de pênalti. Se nos três jogos-treinos que fez este ano, contra Villa Nova, Tombense e Patrocinense, errou as três penalidades máximas que teve a seu favor, ontem voltou a desperdiçar com Richarlyson, que já havia perdido diante da equipe de Patrocínio.
Mais do que escolher quem será o cobrador oficial, será necessário trabalhar psicologicamente os atletas. Eles costumam ir bem nos treinamentos, mas erram quando encaram outros times.
De qualquer forma, ainda estamos em início de temporada e há tempo para o alvinegro ganhar corpo. Ontem, o treinador apostou mais uma vez no esquema 4-2-3-1, enquanto o Dragão atuou no 3-5-2. Com isso, os visitantes tentaram empurrar os anfitriões para a defesa desde o início e poderia ter aberto o placar aos 7min, se André tivesse conseguido alcançar bom cruzamento de Bernard.
Os donos da casa deram a resposta cinco minutos mais tarde, em saída de bola errada de Richarlyson, que Diego Faria não soube aproveitar. Aos 16min foi a vez de Escudero desperdiçar pelo alvinegro, esbarrando em excelente defesa de Fábio Noronha.
Mas quem abriu o placar foi o time de Teófilo Otoni. Depois de cobrança de escanteio da direita, aos 24min, Rodrigo Sena subiu mais que os marcadores e testou de cabeça.
O gol perturbou a equipe atleticana, que passou a errar jogadas. Já os americanos tentaram valorizar a posse de bola ao máximo. Qualquer marcação do árbitro era aproveitada para tentar fazer o tempo passar.
O Galo só voltou a ameaçar aos 34min, quando Escudero recebeu na entrada da área e bateu forte, rente ao travessão. Aos 42min, André recebeu de Bernard e acertou o ângulo, mas o assistente Marconi Helbert Vieira marcou impedimento, que não existiu. Até o fim do primeiro tempo o time da capital continuou insistindo, mas a equipe do interior conseguiu se segurar, levando a vantagem para o intervalo.
BLITZ O Galo voltou para o segundo tempo com Neto Berola no lugar de Danilinho. E foi logo fustigando o adversário, aos 3min, com cabeçada perigosa de André, que três minutos depois conseguiu vencer Fábio Noronha, novamente em cabeceio, dessa vez certeiro.
A partir de então o Atlético, aproveitando sua melhor condição física, fez verdadeira blitz sobre o adversário, que se segurou como pôde. Aos 27min, o árbitro marcou pênalti de Ricardo Duarte em Escudero, o que foi bastante contestado pelos americanos. Richarlyson cobrou e Fábio Noronha defendeu parcialmente. O próprio volante atleticano tentou no rebote, mas o goleiro espalmou novamente.
O gol da vitória só saiu aos 40min, novamente em jogada área. Depois de Escudero acertar a trave, a bola foi cruzada para Mancini, que encobriu Fábio Noronha com toque de cabeça.

Nenhum comentário: