quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Para não pisar na bola

Plano de mobilidade na região do Estádio Independência prevê adoção de passe livre de moradores, sentido único em sete ruas e até a criação de um trecho com mão inglesa
Pedro Ferreira - Estado de Minas
Publicação:29/02/2012 07:00
Crachá para garantir o acesso irrestrito de moradores ao entorno do Estádio Independência em dias de jogos, alteração de sentido do tráfego em sete ruas e adoção de mão inglesa numa delas. O plano de mobilidade para os bairros Sagrada Família e Horto, na Região Leste de Belo Horizonte, foi anunciado ontem pela BHTrans. Parte das mudanças será definitiva e começa a vigorar na terça-feira.
A previsão de inauguração está mantida para a segunda quinzena de março, de acordo com a Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo (Secopa), responsável pela obra. A primeira data cotada é dia 18, um domingo, no confronto entre América e Boa. Quando houver partidas, 65 agentes atuarão no controle de trânsito. Toda a área delimitada pela Avenida Silviano Brandão e ruas Conselheiro Rocha, Petrolina e Conselheiro Lafaiete será interditada para o tráfego de passagem. Só quem mora ou trabalha na região terá acesso permitido, o que levou a proposta de credenciamento a ser adotada.
Conforme o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor César, a ideia é garantir a segurança e o conforto daqueles que são vizinhos do estádio, além de preservar as entradas de garagens e circulação de ônibus.
As medidas implicam também controle de estacionamento, como nas ruas Alabastro e Nancy Vasconcelos Gomes, em que será restrito do lado direito. Na Rua João Carlos (entre Jacques Luciano e Santíssima Trindade), um quarteirão da Santa Clara e outro da Rua Santíssima Trindade (entre Volta Grande e Jacques Luciano), as paradas estarão proibidas, para assegurar a passagem e conversão dos coletivos.
Assim como no Mineirão, haverá linhas especiais de ônibus para os torcedores. Um dos pontos de embarque e desembarque será na Pitangui. Haverá outro na Avenida Silviano Brandão para a torcida visitante. Os de fretamento ficarão na Rua Petrolina. A prefeitura diz que vai manter reboques em cinco áreas estratégicas para apreender carros estacionados em locais proibidos ou obstruindo vias.
Todo o trecho da Rua Conselheiro Rocha, entre a Estação Horto do metrô e Rua Pitangui estará reservado para a circulação de pedestres. Será uma espécie de passarela para quem chega de metrô.
A mais expressiva das mudanças, que serão processadas até dia 14, será no quarteirão da Rua Conselheiro Rocha entre Rua Petrolina e Avenida Silviano Brandão. Ele passará a ter três pistas – uma em direção ao bairro, outra rumo ao centro e a nova, uma mão inglesa, com acesso direcionado para a Avenida dos Andradas.
CIRCULAÇÃO Os itinerários das linhas 9106 e 9209 também serão mudados, e a partir de terça-feira várias ruas passam a ser mão única: a Nancy de Vasconcelos Gomes, entre a Avenida Silviano Brandão e Pintangui; a Rua Alabastro, entre Pitangui e Silviano Brandão; Rua São Lucas, entre as ruas Genoveva de Souza e Rua João Carlos; Rua Jacques Luciano, entre as ruas João Carlos e Rua Vicentina de Souza; Rua Santa Marta, entre as ruas Jacques Luciano e Pitangui; Rua Santíssima Trindade, entre as ruas João Carlos e Jacques Luciano; e Rua Vicentina de Souza, entre Jacques Luciano e João Carlos. Outras mudanças, como a abertura do canteiro central da Silviano Brandão, na altura da Rua Alabastro, já foram anunciadas com exclusividade pelo Estado de Minas, em 14 de fevereiro.
Nas imediações do Independência circulam diariamente cerca de 30 mil veículos, segundo a BHTrans, e esse total deve aumentar 10% em dias de jogos (mais 3 mil carros). Um dos desafios da prefeitura e do estado será incentivar o uso do transporte público, como o metrô. O novo Independência terá cerca de 400 vagas de estacionamento.
O presidente da Associação dos Amigos do Entorno do Estádio Independência, Adelmo Gabriel Marques, disse que há opiniões divergentes dos moradores com relação às mudanças. “Na minha opinião, é preciso esperar para ver. No papel, tudo funciona muito bem. Mas, na prática, pode ser diferente”, disse.
Transformar as ruas Alabastro e Nancy de Vasconcelos Gomes em mão única é um dos pontos elogiados. “A Alabastro tem um conjunto habitacional muito grande e uma academia de ginástica com vários campos de futebol e piscina. Há muitos carros e a rua não comporta mais duas mãos de direção. Essas medidas são complementares, pois recentemente já houve uma mudança radical no trânsito do Sagrada Família”, disse Adelmo. Com relação ao uso de credencial por moradores, ele afirma que a associação comunitária ainda discute a fórmula ideal. “A preocupação maior é com a segurança pública. Os moradores têm muito medo de brigas entre torcidas”.

Nenhum comentário: