No 1º turno do Brasileiro, Cruzeiro venceu Atlético, por 2 a 1, só com a torcida adversária
Bernardo Lacerda
Em Vespasiano (MG)
O clássico mineiro deste domingo, às 17h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, será o sétimo em que apenas a torcida do mandante estará presente no estádio. No caso, os 18.500 ingressos foram comprados por cruzeirenses. Nos seis jogos já disputados nessa situação, o fator mando de campo e, consequentemente, torcida única, não foi decisivo em quatro deles, vencidos pelos ‘visitantes’.
Para preocupação do torcedor cruzeirense, já que seu time precisa vencer para garantir sua permanência na Série A sem depender de nenhum outro resultado, as duas vezes que a equipe mandantes venceu o clássico, os jogos eram válidos pelo Campeonato Mineiro deste ano. Isso significa, que pelo Brasileiro, até o momento, os visitantes têm levado a melhor.
A primeira vez que o “dono do campo” venceu diante da sua torcida foi justamente o Atlético, ao bater o Cruzeiro, por 2 a 1, no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro deste ano. Curiosamente, no jogo seguinte, o da volta, que contou apenas com torcedores do Cruzeiro, o time celeste, que na época era comandado por Cuca, hoje no Atlético, deu o troco no maior rival, venceu por 2 a 0 e conquistou o título do Mineiro de 2011.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro deste ano, a escrita do visitante derrotar o mandante, diante da sua torcida, voltou a acontecer. O Cruzeiro, à época comandado por Joel Santana, atualmente no Bahia, bateu o Atlético, por 2 a 1, na última rodada da primeira metade da competição.
Nesta temporada, o primeiro clássico, foi disputado pela fase de classificação do Campeonato Mineiro, em 12 de fevereiro, teve mando do Cruzeiro e apenas a torcida do clube da Toca da Raposa II. O vencedor, no entanto, foi o Atlético-MG, que ganhou por 4 a 3, repetindo o placar da partida anterior.
Nos dois clássicos anteriores, ano passado, com torcida de um único time, os visitantes venceram todos. Foi assim, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando em 1º de agosto, na Arena do Jacaré, o Atlético-MG foi derrotado por 1 a 0, pela 12ª rodada, com gol de Wellington Paulista.
No returno do Brasileirão, no estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, contrariando o favoritismo celeste naquele momento, em que o Atlético brigava para não ser rebaixado e o rival disputava o título, foi a vez de a equipe atleticana ganhar, ignorando o mando do Cruzeiro, por 4 a 3.
Outro dado curioso é que os clássicos entre Cruzeiro e Atlético-MG com presença de apenas uma torcida ainda não terminaram empatados. Houve vencedor em todos eles, sendo que cada rival ganhou três vezes.
Os clássicos mineiros com torcida única começaram após o fechamento do Mineirão, para as obras visando a Copa do Mundo, em 2014. Sem o Independência, que também passa por ampla reforma, os jogos passaram a ser disputados principalmente na Arena do Jacaré.
Por questão de segurança, para evitar confrontos entre torcedores, os dois clubes, Federação Mineira de Futebol, Polícia Militar e Ministério Público decidiram que apenas a torcida do mandante teria acesso ao estádio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário