sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Preocupação no Atlético-MG é evitar que grupo seja remontado novamente em 2012 21/12/2011 - 06h05

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Uma das principais preocupações do Atlético-MG é evitar que o grupo tenha de ser remontado durante a temporada 2012, como ocorreu em 2010 e 2011. Nos últimos dois anos, o time alvinegro enfrentou dificuldades no Campeonato Brasileiro, em função de uma série de mudanças, e lutou contra o rebaixamento para a Série B.
A meta da diretoria e da comissão técnica encabeçada por Cuca é manter a base de 2011e reforçar o grupo para 2012. Nas duas temporadas anteriores, o discurso foi parecido, porém, na prática o elenco acabou modificado ainda nos primeiros meses e precisou ser reestruturado durante o Brasileirão.
Reeleito presidente para o triênio 2012-2014, Alexandre Kalil admitiu erros na montagem da equipe nos dois últimos anos e quer evitar que o problema se repita na próxima temporada. Contratado em agosto, Cuca pediu a manutenção da base e espera que com a chegada de reforços o Atlético monte uma equipe vitoriosa desde o início do ano.
“Ter uma base sólida, hoje a gente tem uma base e vamos manter essa base, e melhorar a qualidade dessa base a partir de janeiro, não a partir do meio do ano. A gente já tem tudo elaborado, planejado, agora é executar”, observou o treinador, em entrevista veiculada pela Rádio Globo Minas.
Em 2010, depois da conquista do título do Campeonato Mineiro, o técnico Vanderlei Luxemburgo, atualmente no Flamengo, anunciou mudanças no elenco, com a saída de jogadores e a chegada de outros. A estratégia não funcionou e o time passou a maior parte do Brasileiro na zona de rebaixamento. Com a contratação de Dorival Júnior, a equipe reagiu e se livrou da queda para a Série B na penúltima rodada.
Neste ano, apesar da manutenção de Dorival Júnior e a promessa de que a base seria mantida, a história se repetiu. A diretoria contratou bastante, mas o resultado em campo não foi o esperado. Além disso, o time mineiro perdeu, entre outros, Diego Tardelli e Obina, negociados, e Diego Souza, que pediu para sair e foi para o Vasco.
Com a chegada de Cuca, substituto de Dorival Júnior, mais mudanças ocorreram no Atlético. O treinador afastou alguns jogadores e pediu a contratação de outros. A medida surtiu efeito e o time reagiu no segundo turno. Porém, novamente o alívio veio na penúltima rodada do Brasileirão, quando a equipe se livrou matematicamente da queda para a Série B.
Ciente do que ocorreu no clube, Cuca quer evitar nova reformulação no elenco durante a temporada. “Não é no Mineiro desmancha e monta para o Brasileiro. Time ganhador tem de ter uma mentalidade de ganhador. Se você vai pensar em montar um time para ganhar o segundo semestre, você perdeu o primeiro semestre. E a gente tem de montar um time para ganhar o ano, ou os anos”, ressaltou o treinador.
Até o momento, a diretoria do Atlético anunciou uma contratação, a do volante Leandro Donizete, cedido pelo Coritiba em troca do meia Renan Oliveira. O clube mineiro tenta manter o volante Pierre, que pertence ao Palmeiras, e ainda busca mais cinco ou seis reforços para 2012.

Nenhum comentário: