terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CBF divulga tabela: conheça o caminho do Atlético na Copa do Brasil de 2012


Marques jogou contra São Paulo em 2000
Recordista em participações, Alvinegro jamais venceu o torneio
Luiz Martini - Superesportes
Publicação:13/12/2011 16:48
Atualização:13/12/2011 17:05
A CBF divulgou o calendário da Copa do Brasil 2012 e o Atlético terá mais uma oportunidade para conquistar a competição nacional pela primeira vez. A disputa do próximo ano será a 24ª edição do torneio e o Alvinegro é recordista em participações, ao lado do Vitória-BA, 21 vezes. A estreia do Galo será fora de casa, contra o Cene-MS, no mês de março, mas a CBF ainda não divulgou as datas. Se houver necessidade do jogo de volta, as partidas serão na semana seguinte à estreia. O regulamento da Copa do Brasil permite que o visitante elimine o segundo confronto, apenas nas duas primeiras fases, em caso de vitória por dois ou mais gols de diferença.
Em caso de classificação contra o primeiro rival sul-mato-grossense, o Alvinegro enfrentará o vencedor do duelo entre Santa Cruz-PE e Peñarol-AM. As oitavas de final podem ter um clássico mineiro. Isso porque Galo e Coelho, caso avancem, podem se enfrentar nessa fase. Outros possíveis adversários para o Atlético nas oitavas podem ser Goiás, Boa Vista- RJ ou Paulista-SP.
A partir das quartas o caminho fica mais difícil para o Galo. Um dos favoritos, São Paulo, pode cruzar o caminho alvinegro nessa fase. Atlético-GO e Ponte Preta correm por fora e podem aparecer como surpresas.
Se chegar à semifinal, o Galo pode encontrar uma antiga pedra no sapato: o Botafogo. O clube carioca já eliminou o Atlético em duas oportunidades, sendo que no ano de 2007 a partida foi recheada de polêmicas, já que o árbitro Carlos Eugênio Simon não marcou um pênalti claro no meia Tchô e os mineiros foram eliminados. Coritiba, Sport e Vitória são as equipes de mais prestígio na chave do time da Estrela Solitária e também têm chances.
O superclássico ante o Cruzeiro só ocorrerá se os arquirrivais chegarem à final. Na chave da Raposa, os concorrentes com mais chances são Grêmio, Palmeiras, Bahia, Náutico, Portuguesa , Ceará e Atlético-PR.
Veja alguns dados do Galo na história da Copa do Brasil
-Criada em 1989, o Galo é o clube com mais participações na Copa do Brasil, ao lado do Vitória-BA.
- Em 2000, O Galo foi eliminado pelo São Paulo na semifinal, fase mais distante em que o clube chegou até hoje. Se tivesse classificado, o Atlético faria o clássico contra o Cruzeiro na final.
-A maior goleada da Copa do Brasil é do Atlético. O Alvinegro venceu o Caiçara, do Piauí, em 1991, pelo placar de 11 a 0, no Independência. O atacante Gerson foi o primeiro atleta a marcar cinco gols na mesma partida na competição. Obina repetiu o feito em 2010, na goleada por 7 a 0 contra o Juventus, do Acre.

Nenhum comentário: