sábado, 24 de dezembro de 2011

Vale o sonho atleticano

Eleições definem hoje quem vai comandar o Atlético até 2014. Três candidatos disputam a presidência: Kalil busca o segundo mandato, com oposição de Irmar Ferreira e Fred Couto
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:15/12/2011 07:00
Comandar uma instituição de 103 anos, com quase 10 milhões de “consumidores” ávidos por seus produtos, com orçamento milionário, mas também dívida alta, muitos desafios e a necessidade de satisfazer sua “clientela”, sob o risco de vê-la diminuir a longo prazo. Essa é a missão que terá, no triênio 2012-2014, quem vencer as eleições presidenciais do Atlético, que serão realizadas hoje.
Atual presidente, Alexandre Kalil busca a reeleição tendo como principal cabo eleitoral o fato de ter conseguido mais que duplicar a arrecadação do clube. Dos R$ 60 milhões de 2008, o orçamento pulou para R$ 133,8 milhões em 2012, segundo estabelecido há cerca de 20 dias. Com as contas aprovadas pelo Conselho Deliberativo, ele se gaba de manter os pagamentos em dia ter consolidado um centro de treinamento com estrutura física entre as melhores do Brasil, além de ter contratado jogadores de peso, como sonhava a maior parte da torcida.
Por outro lado, os resultados em campo não foram os esperados. Nos últimos três anos, a única conquista foi o Campeonato Mineiro de 2010. Para completar, nesse período a exceção em boa campanha no Campeonato Brasileiro foi 2009, quando o Galo passou quase todo o torneio nas primeiras posições, mas perdeu fôlego na reta final, ficando até sem vaga na Copa Libertadores.
Ao buscar a reeleição, Alexandre Kalil, de 52 anos, espera justamente colher em campo os frutos do que considera uma administração austera. Para isso, aposta, caso vença o pleito, na manutenção da base montada neste ano pelo técnico Cuca, que já tem permanência garantida. Se no geral a campanha no Brasileiro foi ruim, no segundo turno o Galo esteve entre os melhores, ainda que no último jogo, quando já estava livre do rebaixamento, tenha sido massacrado pelo rival Cruzeiro, pelo qual foi goleado por 6 a 1.
OPOSIÇÃO É justamente baseado nos maus resultados em campo que os outros dois candidatos centram suas críticas para tentar tirar o atual mandatário da sede de Lourdes. Tanto Fred Coutto, de 53 anos, quanto Irmar Ferreira, de 71, buscam os votos dos conselheiros prometendo um time mais forte e, principalmente, vencedor.
Ambos também têm em comum o fato de terem participado da vida administrativa do clube nos últimos anos. Enquanto Fred Couto foi presidente da Comissão de Patrimônio, Irmar Ferreira integrou o Conselho de Ética e a Comissão de Orçamento e Finanças. Ele foi ainda presidente da comissão que redigiu o novo Estatuto do Galo.

Nenhum comentário: